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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA VITÓRIA DAMASCENO AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA VITÓRIA DAMASCENO AMORIM
DATA: 15/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: WEBCONFERENCIA
TÍTULO: IDENTIDADE PROFISSIONAL: PERCEPÇÕES DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFDPar
PALAVRAS-CHAVES: Identidade profissional do pedagogo; Curso de Pedagogia; Ciência da Pedagogia; UFDPar
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A Pedagogia como ciência que estuda o fenômeno multifacetado da educação, define edefende o pedagogo como profissional que desenvolve o trabalho pedagógico em espaços escolares e não-escolares, que regulamentam o curso de pedagogia do Brasil, centram a identidade profissional do pedagogo na docência da Educação Infantil e Ensino Fundamental-Anos Iniciais. Ambos [AF1] trazem concepções diferentes sobre a identidade profissional do pedagogo, um de forma ampla e outro restrito.  É nesse cenário de incertezas que se insere esta pesquisa partindo da seguinte questão-problema: Quais as percepções dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar sobre a identidade profissional? O objetivo foi analisar as percepções dos egressos do curso de pedagogia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba-UFDPar sobre a identidade profissional. Especificamente pretendemos  caracterizar o percurso formativo dos egressos no curso de pedagogia da UFDPar; identificar os componentes curriculares que desenvolvem a consciência sobre a identidade profissional do pedagogo no curso de pedagogia da UFDPar; descrever o perfil do pedagogo  egresso do curso de pedagogia da UFDPar. O embasamento teórico da pesquisa pautam-se nos autores/pesquisadores Hall (2005), Dubar (2006), Freire(1996) e Pimenta (1997) que discutem sobre a identidade profissional; Libâneo (2010), Franco(2012), Cavalcanti, Sousa e França-Carvalho (2014) e Pimenta e Severo (2021) que abordam sobre a pedagogia enquanto ciência e os campos de atuação profissional. A metodológica tem a abordagem qualitativa (Minayo, 2001) organizada a partir da pesquisa de campo do tipo estudo de caso (Yin,2011). O lócus da pesquisa foi a UFDPar, localizada na cidade de Parnaíba-PI. Os participantes são 4 (quatro) egressos do curso de pedagogia desta instituição. Enquanto instrumento de pesquisa foram utilizados o questionário online, a entrevista semiestruturada, além da coleta de informações pela Proposta Pedagógica do Curso de Pedagogia. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin (2009) e interpretados pela Hermenêutica-Dialética de Habermas (2002; Minayo, 1996). Os resultados preliminares da pesquisa revelam que curso de pedagogia de UFDPar objetiva formar pedagogos para atuar em espaços escolares e não escolares. Porém, existe uma ênfase na formação do ser docente, seguindo o que é proposto pelos documentos oficiais que regulamentam esse curso.. No que se refere ao significado de identidade profissional, as percepções foram diversas, mas que dialogam com a Ciência da Pedagogia. Os conceitos chaves apresentados pelos participantes foram: agente de transformação pessoal e profissional; saber ensinar; atuante em espaço escolares e não escolares; local em que se percebo como profissional.  Estes resultados contribuem para compreensão da pedagogia como campo, profissão e formação, alargando ainda o campo da epistemologia da prática profissional do pedagogo.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 2217442 - RAIMUNDA ALVES MELO
Externo ao Programa - 1578481 - MÁRCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAÍDE
Externo à Instituição - 00.000.000/8778-70 - JOAQUIM LUÍS MEDEIROS ALCOFORADO - UC
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 10:53
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