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Banca de QUALIFICAÇÃO: BENICIO FRANCO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BENICIO FRANCO PEREIRA
DATA: 21/08/2025
HORA: 14:30
LOCAL: sala de defesa
TÍTULO: FORMAÇÃO DOCENTES PARA O USO DAS TICs EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE TIMON-MA: UM ESTUDO DE CASO
PALAVRAS-CHAVES: Mediação Educacional. Tecnologias Educacionais. Formação Continuada. Cultura Digital.
PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Diante da dificuldade de tratar todas as questões decorrentes das inúmeras dúvidas, foco nas temáticas que considero mais relevantes para uma análise mais aprofundada. Assim, começo minha reflexão pelo papel do educador e suas interações com o tema das novas tecnologias. O que percebo em relação a essa conexão é uma sensação de desconexão. Para muitos professores, o termo "Tecnologias Educacionais" remete ao uso da televisão e dos computadores em sala de aula, sendo que este último (devido à falta de compreensão sobre seu funcionamento) frequentemente provoca apreensão. Por essa razão, sinto a necessidade de reorientar minhas considerações para, antes de tudo, esclarecer o que se entende por tecnologias, independentemente de serem recentes ou antigas. Em seguida, pretendo discutir o impacto da reconfiguração do espaço e do tempo, além de suas repercussões na prática pedagógica contemporânea. As mudanças profundas na sociedade, resultantes da ampla adoção de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, estão entrelaçadas à vida social como uma nova cultura: a cultura digital. Essa abordagem inovadora altera os hábitos, especialmente no que diz respeito ao pensamento, comportamento e comunicação, mas ainda consegue conviver com as tradições estabelecidas, preservando métodos e práticas convencionais. Um exemplo dessa evolução cultural híbrida pode ser observado na comparação entre as metodologias de ensino presenciais tradicionais e aquelas que utilizam a educação a distância por meio de plataformas digitais, em todos os níveis de aprendizagem, tanto formais quanto informais. Nesse contexto, Kenski (2017), destaca uma sutil distinção entre a educação tradicional, baseada em princípios fundamentais, onde os alunos eram meros receptores de conhecimento, e um novo cenário em que eles se tornam protagonistas de sua própria educação, em um mundo repleto de mudanças e desafios constantes. A abordagem será qualitativa, de caráter exploratório, organizando-se a partir da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, de natureza Etnográfica e Etnometodologia tendo como procedimento de coleta de dados questionários semiestruturados para o apoio administrativo e entrevistas narrativas de professores onde narram suas experiências advindas do emprego das TICs em suas demandas docentes e uma pequena historicidade perpassando por algumas TICs escolares. Os dados serão analisados a partir das técnicas de análises de conteúdos de Bardin (2011). A sociedade vivencia mudanças marcantes que afetaram diretamente as relações interpessoais e a busca pelo saber. A disseminação da internet e das ferramentas digitais transformou nossa maneira de interagir, o que levou as instituições educacionais a precisar se adaptar a esse novo contexto. Hoje, o desafio principal não é mais a obtenção de dados, mas sim a conversão desses dados em conhecimento significativo. Com a vasta quantidade de informações acessíveis a qualquer momento e lugar, torna-se essencial a orientação dos educadores e um envolvimento mais ativo dos alunos. Pesquisadores como Levy (2011); Imbernón (2006); Pimenta (2013); Moran (2012); e Kenski (2017), favorecem a nossa reflexão sobre essa nova realidade acadêmica, que requer novas metodologias e táticas pedagógicas. Assim, esta pesquisa propõe uma análise sobre a implementação das tecnologias digitais e a necessidade da formação continuada dos docentes frente às novas demandas tecnológicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3220637 - ANTONIA DALVA FRANCA CARVALHO
Interno - 2534413 - MARLI CLEMENTINO GONCALVES
Interno - 2217442 - RAIMUNDA ALVES MELO
Externo ao Programa - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1578481 - MÁRCIA CRISTIANE ELOI SILVA ATAÍDE
Notícia cadastrada em: 18/08/2025 10:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 17/09/2025 21:58