O presente estudo propõe analisar a instrução pública na província do Piauí entre 1859 e 1883. Para o recorte inicial tomamos como referência a criação da Diretoria Geral de Instrução do Piauí e o recorte final foi delimitado pela promulgação do Regulamento 93, de 4 de agosto de 1883, que estabeleceu normas acerca do funcionamento e organização da instrução pública. A investigação partiu da seguinte questão: de que maneira se constituiu a instrução pública na província do Piauí no período em questão? O objetivo geral consiste em analisar aspectos da organização e funcionamento da instrução pública na província do Piauí no período compreendido entre 1859 e 1983. Os objetivos específicos são os seguintes: 1) compreender a organização do ensino primário na província do Piauí; 2) discutir aspectos da atuação do professor público primário por meio dos métodos de ensino, manuais e utensílios utilizados como recurso pedagógicos; 3) compreender como ocorria a fiscalização do ensino por meio da atuação da inspeção escolar criada pela Diretoria Geral de Instrução Pública. A pesquisa caracteriza-se como histórica fundamentada nas postulações da História Cultural cujos impactos têm ressignificado o campo da história da educação, por meio da ampliação de objetos, fontes, temas e abordagens. Nessa direção, entre os autores acionados na discussão encontra-se Barros (2004), Chartier (1988), Costa Filho (2006), Faria Filho (2000), Gondra; Schueler (2008), Inácio (2003), Reis (2009), Sousa Neto (2013) entre outros. Do ponto de vista metodológico, as fontes examinadas para o desenvolvimento do trabalho foram os regimentos e os regulamentos internos da instrução pública primária da província do Piauí; resoluções, ofícios, comunicados, pareceres e relatórios da diretoria geral da instrução pública; fontes hemerográficas, relacionadas a alguns jornais que circularam durante o período da pesquisa. A investigação realizada destaca que o ensino oficial no Piauí provincial buscou estabelecer certa organização que visava definir um modelo de ensino e as formas de ingresso, atuação docente e fiscalização regulados pelo poder público. O modelo de instrução estabelecido concorria com outras formas de ensino, como o ensino particular e doméstico. Para garantir a sua efetivação, o ensino público contava com uma fiscalização promovida pela inspeção escolar que acompanhava a atuação dos professores nas escolas espalhadas pela província.