O objeto de investigação do estudo é O Programa de Educação Tutorial do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí no contexto das políticas de formação inicial. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). Partimos da seguinte questão: Como o Programa de Educação Tutorial contribui no processo de Formação Inicial dos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPI? Para responder o questionamento definimos como objetivos: Analisar os documentos que orientam o PET e os seus processo de operacionalização considerando a tríade ensino, pesquisa e extensão; Descrever o PET no âmbito da UFPI considerando os desafios q demarcaram os avanços dessa política no contexto social e Compreender a partir das narrativas dos estudantes, as contribuições do PET no processo de formação inicial tendo como suporte a teoria da atuação. Partimos do pressuposto de que a inserção de alunos em processo de formação inicial em Programa dessa natureza potencializa a construção do conhecimento e torna a aprendizagem mais dinâmica e próxima da realidade. Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na Teoria da Atuação como bases metodológicas para, a partir dos dispositivos observação participante, diário autobiográfico e rodas de conversa. O campo empírico constitui-se do Programa de Educação Tutorial do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí tendo como interlocutores 04 petianos.