Durante muito tempo, as atividades hospitalares se delineavam exclusivamente aos profissionais da saúde. No entanto, atualmente, considerando a garantia do direito educacional a todos, torna-se obrigatória a atuação de multiprofissionais nesse ambiente, como por exemplo a atividade do pedagogo, que tem por objetivo levar para as pessoas doentes o direito de usufruir à educação. Nesse cenário, é fundamental compreender como a atividade pedagógica ocorre no contexto hospitalar e este é o escopo desta pesquisa que indaga em sua questão problema sobre as especificidades da prática pedagógica de pedagogos do Atendimento Escolar Hospitalar de crianças em tratamento oncológico. Assim, para tonar possível a obtenção de respostas para o questionamento foi traçado como objetivo geral, analisar a prática pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem com crianças oncológicas em processo de internação em um hospital da cidade de Teresina – PI. Especificamente objetivamos identificar o perfil formativo e profissional dos pedagogos responsáveis pelo atendimento das crianças oncológicas; caracterizar a prática pedagógica dos pedagogos no atendimento Escolar Hospitalar de crianças em tratamento oncológico; conhecer as especificidades dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos no âmbito do Atendimento Escolar Hospitalar de crianças em tratamento oncológico. A investigação foi desenvolvida alicerçada na pesquisa de abordagem qualitativa, tipo estudo de caso. As técnicas utilizadas para produção de dados foi a observação em sala de aula, o questionário e a entrevista semiestruturada com os professores. O lócus da pesquisa é um Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Estado do Piauí, prestador de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) que é referência no atendimento e tratamento de 100% dos casos de câncer na infância e na adolescência que possui atendimento escolar hospitalizado e classes escolares para alunos-pacientes. O método de análise de dados se embasou nas referências da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que o profissional formado em Pedagogia é o mais indicado para atuar nesse contexto. E que embora o curso não tenha preparado as professoras para atuarem nesse contexto, a formação continuada contribui significamente nessa formação. Revelam ainda que a organização do trabalho, trabalho pedagógico é flexível e individualizado à condição física e emocional de cada escolar e que esse importante serviço de atendimento educacional nas classes hospitalares enfrenta desafios. De modo geral o estudo alarga o campo da epistemologia da prática profissional, lançando luz sobre o pedagogo como profissional responsável para garantir o direito a educação e a aprendizagem em espaços hospitalares.