Nos últimos vinte e cinco anos, o cenário educacional brasileiro passou a incorporar sujeitos coletivos historicamente marginalizados, especialmente os trabalhadores do campo, cujas lutas sociais e práticas educativas possibilitaram avanços significativos. Organizados em nível nacional através do Movimento de Educação do Campo, esses sujeitos protagonizaram conquistas importantes no campo das políticas públicas educacionais. Esta dissertação investiga os processos de aproximação e distanciamento da política de Educação do Campo implementada pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), buscando compreender sua efetividade na garantia do direito à educação para os camponeses. A pesquisa tem como objetivo geral compreender os processos de aproximação/distanciamento dessa política em sua efetivação. Os objetivos específicos incluem: mapear as ações desenvolvidas pela SEDUC-PI desde sua institucionalização; identificar os interlocutores na relação sociedade civil–Estado; e analisar a incorporação das demandas da Educação do Campo na estrutura da Secretaria. O aporte teórico fundamenta-se em autores como Roseli Caldart (2001, 2009, 2023) Mônica Molina (2004, 2008, 2011, 2012), Lucineide Barros (2010), Rodrigo Camacho (2017), Célia Regina Vendramini (2015), Luiz Bezerra Neto (2016) e Miguel Arroyo (1999), que discutem criticamente a Educação do Campo em suas dimensões nacional e local. A metodologia adotada é de natureza quali-quantitativa, com uso de levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas como técnicas de produção de dados. Os resultados apontam que, embora existam avanços institucionais, como a criação da Supervisão de Educação do Campo em 2003, ainda há descompassos significativos na incorporação das especificidades do contexto camponês nas políticas educacionais do Estado. Constataram-se falhas na valorização da pedagogia da alternância, no reconhecimento da territorialidade e na formação crítica dos sujeitos do campo. Reforça-se, ainda, o papel central dos movimentos sociais na luta por políticas públicas contextualizadas e emancipadoras. Como contribuição, a pesquisa oferece subsídios teóricos e empíricos relevantes à formulação de políticas educacionais mais justas, além de ampliar o debate acadêmico sobre a Educação do Campo no Piauí.