A presente pesquisa propôs investigar as narrativas das práticas de gestão escolar na promoção do desempenho escolar no ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina. Assim sendo, parte-se do entendimento de que, se por um lado são conhecidos os resultados (objetivo final) de determinadas práticas da gestão escolar, por outro não são reveladas as estratégias (modo de fazer e decidir) através das quais chegou-se a determinados fins. Aqui, mais do que a linha de chegada, interessa-nos conhecer os movimentos das ações durante a trajetória, algo pouco explorado, passível de desvendamento, porque comumente se restringe apenas à equipe gestora. Partimos da seguinte questão-problema: Como acontecem as práticas de gestão escolar na promoção da aprendizagem e desempenho no ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa: Investigar as práticas de gestão escolar na promoção do desempenho escolar no ensino fundamental da rede pública municipal de Teresina. Para alcance do objetivo proposto, elegeu-se como objetivos específicos: Identificar as estratégias resultantes das práticas da gestão escolar para a aprendizagem e desempenho dos alunos; Conhecer a formação dos gestores escolares para a promoção da aprendizagem e desempenho escolar; Analisar o processo de decisões das práticas de gestão desenvolvidas no contexto escolar; Compreender os efeitos das histórias de vida dos gestores escolares em suas práticas cotidianas. Para compor o referencial teórico sobre gestão escolar, utilizamos as contribuições de Alonso (1988), Feldmann (2009), Félix (1985), Lück (2009, 2011, 2013, 2014), Libâneo (2005, 2018), Luckesi (2007), Paro (2001, 2012, 2015), Silva e Pereira (2018), Souza (2018), dentre outros. Para a fundamentação metodológica, fizemos uso dos conhecimentos de Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), Delory-Momberger (2014a, 2014b, 2016), Dominicé (2010a, 2010b), Ferrarotti (2010, 2014), Finger (2010), Josso (2004), Nóvoa (2010, 2014), Passeggi (2014), entre outros autores. Com base na proposta de Souza (2014), realizamos a análise compreensiva-interpretativa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa narrativa de abordagem autobiográfica, desenvolvida com 16 gestores escolares da rede pública municipal de Teresina, que exercem seus cargos em escolas da zona norte, zona sul, zona leste e sudeste da capital. Para a produção de dados utilizaremos a entrevista narrativa, o memorial de formação e o protocolo de observações. Os dados empíricos serão organizados em categorias e subcategorias e analisados conforme as proposições de Souza (2014). O presente trabalho justifica-se por dois principais motivos: primeiro, pelo fato de provocar uma reflexão oportuna, nunca vazia e sempre permanente, baseada nas práticas da gestão escolar, um dos eixos responsáveis pela aprendizagem e promoção de desempenho nas escolas. Segundo, pelo entendimento de que as demandas atuais da gestão escolar reclamam dos profissionais da educação uma formação teórica consistente, além de permanente formação continuada, liderança, consciência crítica e política, visto que são numerosos os desafios para ofertar uma educação de qualidade para todos.