Na compreensão de que ao longo da nossa carreira, vamos refletindo nosso processo formativo e nossa prática, e de tal maneira, a partir de como vamos interpretando esse percurso, vamos significando e construindo uma identidade, pontuando momentos do processo de formação, que deve ser aperfeiçoado para que, assim, possamos qualificar nossa prática e nos desenvolver profissionalmente, esta pesquisa tem como objeto de análise o processo formativo continuado, o desenvolvimento profissional e a profissionalidade dos preceptores do Programa Residência pedagógica – PRP, do curso de Pedagogia do Centro de Ciência da Educação – CCE, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem como objetivo geral analisar quais as concepções implicadas no processo formativo continuado e do desenvolvimento profissional dos preceptores do Programa Residência Pedagógica – PRP a partir do conceito de profissionalidade. Este objetivo, tentará responder quais as concepções implicadas no processo formativo continuado e no desenvolvimento profissional dos preceptores do Programa Residência Pedagógica a partir da lógica do conceito de profissionalidade docente? Para as possíveis respostas a esse questionamento, visando o alcance do objetivo apresentado, tem-se como objetivos específico: identificar o processo formativo continuado dos preceptores do Programa Residência Pedagógica; conhecer as características do desenvolvimento profissional dos professores preceptores do Programa Residência Pedagógica; investigar o processo de profissionalidade dos preceptores do Programa Residência Pedagógica a partir das experiências vivenciadas nas escolas. A pesquisa em destaque se embasa e apresenta conceitos, finalidade e diferentes visões sobre a formação de professores no que trata da formação continuada e do desenvolvimento profissional numa perspectiva de análise em Formozinho (2009), Oliveira-Formozinho (2009), Ferreira (2009), Sacristán (1995), Tardif (2014), Nóvoa (2022), Christopher-Day (1999) e da profissionalidade docente em Ambrosetti (2009), Contreras (2002), Rocha (2020), Nóvoa (1989; 2022), Sacristán (1995). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (Minayo, 2002; Bogdan, 1994), embasando-se na perspectiva fenomenológica de Husserl (1986), utilizando o método autobiográfico (Ferrarotti, 2014) utilizando como procedimentos para a coleta de dados as Narrativas de aprendizagens, Narrativas de formação e Roda de conversa. O critério para a escolha dos participantes serão as características relativamente homogêneas dos participantes, num quantitativo suficiente para o surgimento dos fatos. Desse modo, serão convidados 8 professores da rede municipal de ensino de Teresina, que já vivenciaram a experiência de preceptores no Programa Residência Pedagógica no curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Ciências da Educação – CCE, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, no período dos últimos quatro anos – 2020/2023. Com esta pesquisa, espera-se contribuir com as discussões sobre a profissão do professor, o seu desenvolvimento profissional e sobre sua formação contínua, visto essas categorias informar o status da profissão professor e os conceitos se apresentarem num movimento de oscilações, carregadas de ideologia, intenções, sendo muitas vezes apresentados como instrumentos interpretativos na compreensão da realidade presente, o que compreende necessitar de constantes diálogos para que se mantenha viva a compreensão dos conceitos que determinam um situado momento e que é necessário para manter o status profissional do professor.