Na área de educação, profissionais ensinam e avaliam o repertório acadêmico de estudantes com as mais diversas habilidades, limitações e históricos. Alguns desses estudantes podem apresentar dificuldades de aprendizagem, principalmente pela não adaptação aos métodos pedagógicos ou outros fatores. Entre esses diversos estudantes os com Transtorno de Espectro Autista - TEA, esses estudantes têm uma maneira diferente de aprender. Eles tendem a absorver melhor informações visuais, conseguindo lidar com mais facilidade com atividades fragmentadas em pequenas etapas e podem ser extremamente talentosos em áreas específicas. É possível aproveitar o interesse restrito da criança para incentivar o desenvolvimento de habilidades como a de leitura, adotando livros que tratem do tema de interesse do estudante. Pode-se começar com formação de pequenas palavras, com frases curtas e imagens relacionadas, assim potencializando as habilidades do estudante com TEA a aprender ainda mais. Combinar as habilidades de estudantes com TEA é interessante, pois, alguns desses estudantes podem sofrer de atraso de linguagem, deficiência intelectual, hiperatividade ou isolamento, e o profissional da educação sozinho não é necessariamente capaz de lidar com todas essas situações. Para contornar essa problemática e fornecer meios para que o profissional identifique se as atividades propostas ao estudante são eficientes a determinado estudante em determinada fase do ensino, é importante encontrar metodologias que se encaixem com o perfil de cada um dos estudantes. Este trabalho de qualificação de mestrado propõe usar a análise do comportamento ocular (eye tracking) dos estudantes durante a realização de atividades educacionais no computador como estrategia de ensino e avaliação de estudante com TEA para identificação de fatores que evidenciem maneiras e conteúdos confortáveis na qual o estudante se identifique, assim potencializando o aprendizado do estudante . Para avaliação e demonstração desta proposta, foram desenvolvidas 4 atividades diferentes que foram resolvidas por 7 estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista - TEA.