A presente Dissertação de mestrado foi intitulada de “A crítica epistemológica de Mary Wollstonecraft ao caráter sexista da razão moderna: uma análise contemporânea”. Este estudo trata-se de uma pesquisa teórica que tem como objetivo principal, analisar a obra Reivindicação dos direitos da mulher(1792), da filósofa Mary Wollstonecraft (1759-1797)e suas críticas acerca do caráter sexista da Razão Moderna. A finalidade é compreender como este mecanismo reforçou a problemática da invisibilização da mulher no campo filosófico. Com base nessa problemática de pesquisa, a investigação visa identificar os mecanismos de produção de uma epistemologia que reforçou narrativas racionais para justificaras desigualdades de gênero; investigar os critérios utilizados para fundamentar a distinção racional entre homem e mulher e a influência sexista dos princípios morais no contexto do século XVIII e, por fim, refletir acerca da atualidade das reivindicações da filósofa, principalmente no que tange à relação entre filosofia e epistemologias feministas, sobretudo com a finalidade de destacaras reflexões sobre uma racionalidade inclusiva para superar a violência epistêmica. Como desdobramento destes objetivos, a pesquisa tomara como objeto de análise as obras: Emílio ou da Educação (1762); Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1750); O contrato social (1762); do filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712- 1768) e Antropologia de um ponto de vista pragmático(1798); O que é o esclarecimento? (1783); Observações sobre o sentimento do belo e do sublime: ensaio sobre as doenças mentais (1764) de Immanuel Kant (1724-1804). Estes elementos teóricos podem nortear a investigação acerca da configuração sexista da razão moderna cujos pressupostos contribuíram para invisibilizar os conhecimentos filosóficos produzidos por mulheres na área da filosofia. Em resposta à filósofos como Rousseau e Kant, Mary Wollstonecraft traçou uma coerente crítica aos princípios excludentes que nortearam a razão iluminista. Além das obras citadas, também serão utilizados artigos, dissertações e teses que abrangem o tema. Em suma, através dos estudos filosóficos de Mary Wollstonecraft (2016), é possível compreender a necessidade de uma avaliação criteriosa das bases tradicionais da filosofia, para que se possa destacar o caráter excludente do cânone filosófico e, dessa maneira, ressaltar a importância de uma educação emancipatória que permita abrir espaço para conhecimentos que são constantemente silenciados, com isso, contribuir para a produção de uma filosofia que discuta uma outra forma de racionalidade cujo eixo central da reflexão seja os seres sociais em seus aspectos contingentes e existenciais e não uma concepção universalista e abstrata de homem, uma vez que na prática, estes princípios reforçaram as desigualdades de gênero e o predomínio de uma moralidade sexista.