A formação de profissionais da saúde conforme as necessidades reais da população é um desafio central das políticas públicas brasileiras. Desde a Constituição Federal de 1988, o país reconhece a educação em saúde como componente essencial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Dentro desse cenário, destaca-se o preceptor, que acompanha o estudante nos desafios reais da prática, unindo a técnica assistencial à orientação formativa. Entretanto, apesar da sólida formação assistencial, muitos preceptores não se sentem preparados para exercer o papel de
educadores. A ausência de formação pedagógica específica compromete a mediação da aprendizagem, gerando desafios tanto para os estudantes quanto para os serviços. Este projeto tem como objetivo geral: Organizar um evento acadêmico para desenvolvimento profissional de preceptores na área da saúde nas UBS do município de Parnaíba-PI por meio de processo pedagógico de aprendizagem. O projeto de ensino faz parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Saúde da Família da UFDPar. Esta trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem qualitativa, desenvolvida em duas etapas: diagnóstico situacional e construção de uma intervenção pedagógica. Espera-se, com esta proposta, a qualificação dos profissionais de saúde atuantes como preceptores em UBS de Parnaíba-PI, vinculados às instituições de ensino superior.