A queixa escolar é compreendida como demandas levantadas por pais, coordenadores pedagógicos e professores acerca dos problemas e dificuldades que estudantes possam enfrentar no ambiente escolar. A definição de queixa escolar emerge para suceder os ditos problemas de aprendizagem, alunos problemáticos e inquietos, pois essas terminologias responsabilizavam o estudante pelo suposto fracasso escolar. Queixa Escolar, compreendida como um conceito-ação e conforme o surgimento da Orientação à Queixa Escolar, coloca o estudante como protagonista do seu processo de escolarização. Com a implementação da Lei nº 13.935, aprovada em 11 de dezembro de 2019, psicólogas escolares e educacionais (PEE’s) estão mais presentes em escolas da rede básica de ensino, concomitante com o Serviço Social e demais agentes, como professores e professoras de Educação Física escolar. O estudo em questão tem como objetivo geral: Apreender os sentidos atribuídos por PEE’s a prática esportiva como uma estratégia frente à queixa escolar e como objetivos específicos: Revelar os sentidos atribuídos por PEE’s sobre prática esportiva como potencial estratégia educativa; Verificar quais demandas relacionadas à queixa escolar a prática esportiva pode contribuir; Caracterizar as intervenções utilizadas pelas PEEs através da prática esportiva na sua atuação frente a demandas relacionadas à queixa escolar; Identificar desafios enfrentados por PEE”s na articulação e implementação de suas intervenções utilizando as práticas esportivas na sua atuação frente à queixa escolar. Este estudo é de abordagem qualitativa, com base na Psicologia Histórico-Cultural. O estudo foi submetido ao Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba e recebeu parecer favorável à realização da pesquisa (CAAE: 77187024.3.0000.0192 e parecer N°: 6.814.422). O estudo contou com a participação de 64 PEE’s das cinco regiões do Brasil. Os dados foram apreendidos via formulário eletrônico online do Google Formulários. Os procedimentos analíticos dos dados foram realizados na perspectiva Histórico-Cultural por meio da dialética singular-particular-universal. A descrição empírica dos dados se deu através de dois estudos empíricos. O estudo 1, intitulado “Prática esportiva no apoio às queixas escolares: sentidos atribuídos por psicólogas (os) escolares”, revelou os sentidos que psicólogas (os) escolares atribuem à prática esportiva como estratégia interventiva. Além disso, pode-se observar, através dos relatos, em quais demandas relacionadas à queixa escolar a prática esportiva pode auxiliar. Os principais sentidos atribuídos pelas participantes foram em relação ao sentimento de pertença, socialização, afeto, cognição e desenvolvimento de linguagem atrelado a autonomia para conviver em sociedade. O estudo 2, intitulado “Intervenções utilizadas por psicólogas (os) escolares diante da queixa escolar através da prática esportiva e os principais desafios para sua implementação”, revelou que muitas práticas utilizando o esporte ainda estão voltadas para o encaminhamento dos estudantes para outras instituições que fomentem a prática esportiva. No entanto, percebeu-se que muitas psicólogas já utilizavam a prática esportiva em suas intervenções, como a realização de campeonatos, olimpíadas, jogos interativos e danças. Por conseguinte, as principais dificuldades para implementar tais intervenções giravam em torno de infraestrutura defasada, ausência de professores ou treinadores e a compreensão de que a prática esportiva não é importante para o desenvolvimento humano.