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Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNÁ COSTA SANTOS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNÁ COSTA SANTOS
DATA: 18/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Gogle meet - https://meet.google.com/opt-styi-ysi
TÍTULO: ESCOLARIZAÇÃO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DO CAMPO E PSICOLOGIA ESCOLAR: SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR CRIANÇAS RURAIS
PALAVRAS-CHAVES: educação do campo; crianças rurais; escolarização; psicologia histórico-cultural; Piauí.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O processo de escolarização é um direito universal que abrange um conjunto de práticas e etapas
que visam a formação e o desenvolvimento dos indivíduos dentro do sistema educacional. Ele
abrange não apenas o ensino formal e acadêmico, mas também a socialização, a aquisição de
valores culturais e habilidades necessárias para a vida em sociedade. Embora alguns autores
acreditem que a educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, sabe-se que a escola possui
um papel social de transmitir o que é essencial para os indivíduos, tornando universal o
conhecimento sistematizado, elaborado e científico. Existem diversas modalidades de
escolarização, dentre elas, a educação do campo, que será o foco deste trabalho. Esta é
caracterizada por um esforço direcionado para adaptar a educação às realidades e necessidades
das comunidades rurais, oferecendo um ensino que seja significativo e pertinente para os alunos
que vivem fora dos centros urbanos. Ao invés de simplesmente aplicar os modelos urbanos
tradicionais, a educação do campo busca construir um currículo e práticas pedagógicas que
reflitam as especificidades culturais, sociais e econômicas do ambiente rural. Assim, este estudo
busca investigar os sentidos atribuídos por crianças rurais sobre o seu processo de escolarização
na modalidade educação do campo de um povoado no interior do município de Oeiras no Piauí.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que contou com a utilização de dois procedimentos para
produção de informações: uma entrevista semiestruturada e a produção de um desenho sobre a
temática pesquisada. As participantes foram 22 crianças com idade variando entre 8 e 9 anos
matriculados(as) no 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Contentamento. Os
depoimentos foram analisados a partir da dialética singular-particular-universal da Psicologia
Histórico-Cultural, que tem como base epistemológica o materialismo histórico-dialético. Os
resultados se desdobraram em dois estudos em formato de artigos científicos. O primeiro estudo,
proveniente dos sentidos atribuídos pelas crianças rurais à escola e ao papel da professora no
processo de escolarização, teve como resultados dois eixos analíticos subdivididos em três
unidades de análise. Esses eixos verificam a escola como um espaço de construção de interações
e vínculos, que oferece o aprendizado de conhecimentos formais e informais, prepara o aluno de
forma crítica para a sociedade capitalista e garante direitos, acesso e permanência na instituição.
Além disso, as crianças apreendem a professora como organizadora do ensino e mediadora dos
conteúdos científicos, que amplia a visão de mundo dos alunos ao integrar a suas realidades
socioculturais e promover relações afetivas e de segurança, ao passo que enfrentam uma
sobrecarga de trabalho. O segundo estudo, que emergiu dos sentidos atribuídos pelas crianças
rurais à aprendizagem escolar e da identificação de tarefas na rotina da instituição que
influenciam no processo de escolarização na educação do campo, se desdobrou em dois eixos
analíticos e três unidades de análise. Esses eixos analisam a importância da alfabetização,
respeitando o ritmo de aprendizagem individual de cada aluno, que o engajamento nas atividades
escolares é motivado pela qualidade das interações e a que a contextualização do aprendizado é
essencial ao integrar teoria e prática. Ademais, as crianças identificaram o fortalecimento da
identidade cultural, por meio da educação do campo, que respeita às práticas locais e promove o
pertencimento, a coesão social e a participação ativa das crianças. As experiências ao ar livre e
com a natureza tornam o aprendizado prático e significativo, estimulando a curiosidade e a
consciência ambiental. Além disso, favorecem o desenvolvimento socioemocional, fortalecendo a
cooperação, o respeito, a autonomia e a criatividade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 876.309.823-72 - FAUSTON NEGREIROS - UnB
Externo à Instituição - 826.368.261-49 - GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO - UnB
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE

Cadastrada em: 06/02/2025
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