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Banca de DEFESA: ANA KARINA FONTINELE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARINA FONTINELE DOS SANTOS
DATA: 13/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Neurociência e Psicologia Social-LANPSO
TÍTULO: Conceitualização de Caso Colaborativa na Prática Clínica Cognitivo- Comportamentais: um estudo com profissionais e estudantes de Psicologia
PALAVRAS-CHAVES: Terapia Cognitivo Comportamental; Conceitualização Cognitiva; Conceitualização de casos.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Na perspectiva da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), conceitualizar é
mapear, construir um panorama do funcionamento do cliente, com o objetivo de
realizar intervenções eficazes. A conceitualização cognitiva se trata de uma
técnica de compreensão do caso dos clientes e um mecanismo utilizado para
propiciar a adesão ao tratamento por parte deles. Quando aplicada de forma
adequada evidencia a capacidade do profissional, tanto teórica quanto
tecnicamente. O objetivo do presente estudo é apreender e analisar a utilização da
conceitualização cognitiva na prática clínica por profissionais e estagiários do
litoral do Piauí. Para tanto realizou-se uma pesquisa qualitativa, caracterizada
pelo método descritivo-exploratório. Contou-se com 40 participantes, entre
estudantes e profissionais. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes
instrumentos: questionário sociodemográfico, questionário de autoavaliação
sobre capacidades técnicas e entrevista semiestruturada com perguntas sobre o
uso da conceitualização e percepções sobre o tema. A abordagem aos
profissionais deu-se através de contato com as clínicas da cidade, já os estudantes
foram contactados através do Serviço Escola de Psicologia. Com aqueles que se
encaixaram nos critérios de inclusão e aceitaram participar do estudo, foi
agendado dia e horário convenientes para realização da entrevista, que foi
gravada e posteriormente transcrita para análise. Os dados sociodemográficos,
foram submetidos a estatísticas descritivas por meio do software IBM SPSS
versão 21.0. Já os dados da entrevista foram analisados pelo programa
IRAMUTEQ, que se trata de software gratuito que possibilita diferentes tipos de
análise de dados textuais. No que tange aos resultados, verificou-se a frequência
do uso da conceitualização e a relevância da mesma para os estudantes e
profissionais. Quanto aos estudantes, visualizou-se que na totalidade estão sendo
orientados no uso desta ferramenta, bem como, compreendem a importância dela
e a utilizam em seus estágios. Para os profissionais observou-se que a quase
totalidade entende o conceito e a importância, porém, nem todos utilizam em sua
prática. Os resultados da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) para os
estudantes registrou quatro classes, que puderam ser denominadas como:1-
Atendimentos; 2-Conceitualização; 3-Estágio e 4-Graduação. Para os
profissionais três classes, que puderam ser denominadas como:1-Atendimentos;
2- Conceitualização; 3-Graduação. Estima-se que o presente estudo contribuirá
para ampliar as discussões sobre a prática clínica e suas contribuições no cenário

atual, entre os profissionais da área. E que seus dados possam subsidiar futuras
investigações e a elaboração de propostas de capacitação e supervisão clínica
com o escopo de contribuir para futuras intervenções, que proporcionem eficácia
do atendimento clínico em TCC.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - 007.386.414-56 - ESTEFANEA ELIDA DA SILVA GUSMAO - UFC
Presidente - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 12/12/2024 14:21
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