As habilidades socioemocionais se constituem da interação recíproca de características individuais, preditores biológicos e fatores ambientais. As habilidades socioemocionais podem ser aprendidas e ensinadas e servem como fator de proteção no desenvolvimento da criança. O temperamento infantil de base inata também recebe influências de fatores ambientais ao longo do desenvolvimento, fatores esses como, os estilos parentais e traços de personalidade maternas. O objetivo desse estudo é investigar as influências da personalidade e estilos maternos no temperamento infantil e no desenvolvimento de habilidades socioemocional de crianças de 04 – 24 meses. O estudo I desta dissertação apresenta uma revisão sistemática com o objetivo de reunir a produção científica sobre a influência de determinantes da personalidade e estilos parentais maternos no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e temperamento infantil em crianças de até 07 anos. A partir da estratégia PICO, a revisão seguirá os critérios metodológicos do PRISMA e foi registrada na plataforma PROSPERO. Foram inclusos estudos longitudinais e observacionais, o processo de busca abrangeu 5 bases de dados, e os estudos foram avaliados em relação a qualidade metodológica através das escalas da JBI, os dados foram extraídos e sintetizados em tabelas. O estudo I fornece uma base teórica para o estudo II de base empírica, que tem o objetivo de investigar em que medida as habilidades socioemocionais e o temperamento infantil são influenciados por características maternas, considerando o papel moderador dos estilos parentais, da personalidade materna e de variáveis sociodemográficas. Estima-se contar com uma amostra de 100 participantes da díade mãe -bebê e os dados serão analisados através do SPSS 26 onde serão realizadas estatísticas descritivas (medidas de tendência central e dispersão, distribuição de frequência) para caracterizar a amostra e para as demais variáveis do estudo, serão utilizadas análise de Correlação r de Pearson e regressão linear.