Banca de QUALIFICAÇÃO: KÁTIA REGINA FERREIRA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÁTIA REGINA FERREIRA SOUSA
DATA: 15/06/2023
LOCAL: Auditório da Pós Graduação
TÍTULO: POLIMORFISMO DO GENE DA β CASEÍNA EM GADO LEITEIRO MESTIÇO E SEU EFEITO NA QUALIDADE E COMPOSIÇÃO DO LEITE
PALAVRAS-CHAVES: BCM-7; CSN2; Leite A2, Polimorfismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Manejo de Animais

Levando em consideração a importância do consumo do leite para nutrição humana e os possíveis benefícios que o leite contendo apenas a β-caseína A2 pode trazer para a saúde intestinal dos indivíduos, este trabalho teve como objetivo identificar a frequência alélica e genotípica do gene A1 e A2 da β-caseína e sua influência na composição físico-química do leite de vacas mestiças. Para identificação do perfil genético da beta-caseína do rebanho estudado, amostras de pelos da vassoura da cauda, de 51 vacas foram coletados, acondicionados em envelopes, e enviados para o Instituto de Zootecnia em Nova Odessa-SP, designado em realizar a extração de DNA e genotipagem. Posteriormente, com o recebimento dos resultados, foram calculadas as frequências alélicas e genotípicas para a beta-caseína. Para as coletas de leite das análises físico-químicas, foram separadas e selecionadas 20 vacas mestiças, dentre os 51 animais genotipados, sendo 10 vacas com genótipo heterozigoto A1A2 e 10 vacas com genótipo homozigoto A2A2 para a beta-caseína.  As coletas foram efetuadas 72 horas pós parto, durante a ordenha manual das vacas, acondicionadas em frascos coletores estéreis com volume de 50ml, devidamente identificados e congelados à - 20ºC.  Posteriormente as amostras foram enviadas  em frascos contendo conservante bronopol ao Laboratório de Qualidade do Leite da Universidade Federal de Goiás– LQL/CPA/EVZ/UFG para determinação da gordura, proteína total, lactose, caseína, sólidos totais e extrato seco desengordurado em instrumento de absorção infravermelha. A determinação de densidade a 15ºC e pH foram efetuadas por meio do equipamento ultrassônico portátil analisador de leite, o Ekomilk® (Cap-Lab Ind.e Com. Ltda.). Seguindo-se as recomendações do fabricante, foi selecionado o modo de análise de leite cru no aparelho. Os resultados serão submetidos à análise da variância e as médias comparadas através de teste compatível a 5% de probabilidade, utilizando-se o logiciário estatístico SAS (2002).

Presidente - 1275816 - TANIA VASCONCELOS CAVALCANTE
Interno - 1550485 - JOSE LINDENBERG ROCHA SARMENTO
Externo ao Programa - 1554007 - FELICIANNA CLARA FONSECA MACHADO
Notícia cadastrada em: 18/05/2023 08:07