UFPI recebe propostas de convênios com Universidades Peruanas

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã dessa quinta-feira (08), a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell, docente visitante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI.

A visita foi acompanhada pela Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, e as docentes do PPG em Enfermagem, Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes Figueiredo e Profa. Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva.

A Profa. Dra. Antonieta Tyrrel veio apresentar o resultado de sua participação no evento internacional Edu Experiences: Desafíos de La Educación Superior, realizado na Universidad César Vallejo, no Peru, nos dias 11 e 12 de julho de 2019. O evento tratou sobre os avanços e desafios do ensino superior de Enfermagem na América Latina e teve a presença de reitores de instituições de ensino superior de países do Mercosul, como Colômbia, Uruguai, Chile, Argentina, Equador e Brasil, este último sendo representado pela Universidade Federal do Piauí.

IMG_6793.jpg

Reitor Arimatéia Dantas recebeu da professora Antonieta Tyrrel o certificado de conferencista do evento

O Reitor Arimatéia Dantas foi convidado para ser conferencista e discorrer sobre a pesquisa no Brasil, seus desafios e perspectivas de desenvolvimento. A professora Antonieta Tyrrel iria assessorá-lo no evento. “Infelizmente, não pude comparecer por problema de saúde, então, ao invés de me assessorar, ela me representou neste evento, onde eu faria uma palestra. Passei o material e ela fez a palestra em meu nome. Nessa viagem, a professora aproveitou para fazer contato com várias universidades do Peru, no sentido de celebrar convênios na área de Enfermagem, que é a área dela, e também em outras áreas, como a Comunicação”, explicou o Reitor.

Segundo a professora Antonieta Tyrrel, o evento aconteceu em um momento importante para a educação superior do Peru, que buscar melhorar a qualidade do ensino, investindo na qualificação dos docentes e promovendo intercâmbio internacional com a América Latina. “Eles têm muitas perspectivas relacionadas com o Brasil, registram que o Brasil está avançado no ensino superior e de fato está, porque temos muitos programas bem alicerçados, bem consolidados em termos de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em todo o país e em todas as áreas”, frisou.

A professora destacou que o grupo ficou satisfeito com a conferência encaminhada pelo Reitor da UFPI. “Além disso, se colocaram à disposição para intercâmbio com a Universidade Federal do Piauí. Os reitores das universidades peruanas que estavam lá encaminharam 3 propostas de convênios, 2 com o nordeste do Peru, com a Universidad Nacional de Piura e outro com a Universidad Católica de Los Ángeles de Chimbote. E trouxemos uma proposta feita pela Universidad Privada Antenor Orrego para um mestrado interinstitucional em Enfermagem, que já foi aprovado pelo Centro de Ciências da Saúde. Além de um pedido da Universidad San Martin de Porres de intercâmbio na área de Comunicação”, informou.

IMG_6811.jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, Reitor da UFPI, Prof Dr. Arimatéia Lopes, Profa. Dra.Antoniete Tyrrel e as docentes do PPG em Enfermagem, Profa. Dra. Maria do Livramento Figueiredo e Profa. Dra. Grazielle Roberta da Silva

Seguindo os trâmites da Instituição, a documentação trazida pela professora será encaminhada para a Assessoria Internacional proceder com as ações necessárias. O Reitor pretende ir ao Peru em outubro para celebrar as parcerias. “Nossa Universidade cresceu bem nos últimos anos com relação ao processo de internacionalização, mas ainda estamos tímidos e precisamos crescer mais. E essa é uma grande oportunidade para incrementar esse crescimento do processo de internacionalização da UFPI”, finalizou o Reitor.

Notícia cadastrada em: 12/08/2019 07:54
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 09:45