• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA JAZMIN CACERES NAVARRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIOLA JAZMIN CACERES NAVARRO
DATA: 27/02/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: AUTOMEDICAÇÃO DE GESTANTES ATENDIDAS NA ATENÇAO PRIMARIA Á SAÚDEDE GUAÍRA, PARAGUAI
PALAVRAS-CHAVES: Segurança do paciente, Atenção primária à saúde, Automedicação, Gestante
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A automedicação é o comportamento de adquirir e consumir medicamentos sem prescrição ou controle médico por iniciativa própria. Quando realizado no período gestacional, leva a eventos futuros indesejados tanto para a saúde da mãe quanto para o bebê. Objetivo:Investigar a automedicação e suas implicações entre gestantes atendidas na Atenção Primária à Saúde de Guaíra, Paraguai. Método:Estudo transversal, exploratório, com abordagem quantitativa, desenvolvido nas Unidades de Saúde da Família de Guaira, Paraguai. A Quarta Região de Saúde é composta por 58 Unidades de Saúde da Família, das quais 15 unidades foram tomadas como amostra para pesquisa. A população de estudo foi composta de 200 gestantes que frequentavam o consultório de Pré-natal das Unidades de Saúde da Família. A coleta de dados ocorreu entre setembro e novembro do ano de 2022com uma carta de anuência do Ministério da Saúde do Paraguai. Os dados foram analisados e tabulados no Microsoft Excel e por estatística descritiva e inferencial no programa SPSS. Resultados:Verificou-se que a maioria das participantes tinham entre 35 a 40 anos, eram provenientes da zona rural, tinham união estável e eram donas de casa com casa própria. Quanto ao uso de medicamentos de acordo com o período gestacional, a maioria relataram consumir medicamentos prescritos pelo médico. Em relação à frequência e motivo que os levaram à automedicação, 28% relataram que tinham os medicamentos em casa e 10% fizeram o uso por causa de dores de cabeça. Os medicamentos foram retirados na farmácia hospitalar das Unidades de Saúde da Família e 85% das gestantes afirmaram ter recebido alguma orientação sobre automedicação, 52,5% não sabiam do risco da automedicação e a maioria afirmaram não recomendar a automedicação a outras pessoas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - MARIA ANTONIETA RUBIO TYRRELL - UFRJ
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Notícia cadastrada em: 16/02/2023 10:25
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 13:42