Banca de QUALIFICAÇÃO: NELITO LOPES BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NELITO LOPES BARROS
DATA: 29/03/2023
LOCAL: PPGEnf
TÍTULO: FATORES ASSOCIADOS AO CONHECIMENTO DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM SOBRE RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR NO ADULTO HOSPITALIZADO: ESTUDO MULTICÊNTRICO
PALAVRAS-CHAVES: conhecimento; estudantes de Enfermagem; reanimação cardiopulmonar; suporte básico de vida; parada cardíaca
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As doenças cardiovasculares são as principais causas de parada cardiorrespiratória (PCR) e morte no mundo. A PCR é a cessação da atividade mecânica do coração, resultandoem ausência de fluxo sanguíneo circulante,falta de oxigenação nos tecidos corporais, danos celulares e cerebrais irreversíveis e morte. Diante dessa problemática, o enfermeiro é um dos elementos fundamentais na prevenção da parada cardiorrespiratória intra-hospitalar (PCRIH) por ser o profissional que permanece mais tempo ao lado de pessoas adultas hospitalizadas. Por esta razão, é pertinente que o ensino da ressucitação cardiopulmonar (RCP) seja incorporado nos cursos de graduação em Enfermagem de acordo comas diretrizes da American Heart Association (AHA), para melhorar o conhecimento do graduando e a autoconfiança desse público-alvo diante de contextos que exijam sua pronta atuação. Objetivo: Analisar os fatores associados ao conhecimento de graduandos em Enfermagem sobre ressuscitação cardiopulmonar no adulto hospitalizado. Método: Pesquisa multimétodos e multicêntrica realizada por meio de dois subestudos. O primeiro subestudo trata-se de revisão de escopo, cujo protocolo foi registado em: https://doi.org/10.17605/OSF.IO/BJ34U e o segundo trata-se de estudo transversal, analítico e quantitativo que será realizado nos cursos de graduação em Enfermagem de Universidades públicas da Angola (A) e do Brasil (B), no período de Abril a Julho de 2023. A população será constituída por graduandos de Enfermagem (N=614) das Universidades públicas A e B. A amostra será de 237 graduandos em Enfermagem, sendo 124 graduandos em Enfermagem da Universidade A e 113 da Universidade B será selecionada aleatoriamente. O critério de inclusão será estar regularmente matriculado do 1º ao 8º períodos do curso de graduação em Enfermagem das duas Universidades A e B. E, o critério de exclusão: possuir formação superior em outra área da saúde. Para a coleta dos dados será utilizado um questionário adapatado da literatura, conforme atualização do algorítimo para RCP em adultos hospitalizados da AHA. O conhecimento dos graduandos em Enfermagem sobre a RCP no adulto hospitalizado será definido com base na literatura, na qual ―Conhecimento alto‖(>80%), ―conhecimento médio‖ (60–80%) e ―conhecimento baixo‖ (<60). Os dados coletados serão armazenados em planilha do aplicativo Excel - 2006, no qual será criado um dicionário contendo a codificação de cada variável. Posteriormente, os dados serão processados com auxílio do programa informático Software Statistical Package For the Social Sciences - SPSS versão 26. As análises previstas são: verificação do pressuposto de normalidade da amostra; Análise descritiva das variáveis (médias, medianas, mínima, máxima e desvio padrão); A análise da validação de conteúdo dos instrumentos de coleta de dados, (percentagem de concordância entre os juízes); As comparações entre os grupos pelos testes paramétricos (teste t e teste de Wilcoxon para amostras emparelhadas); O teste de Análise de Variância (ANOVA); o teste de comparação múltipla de Tukey quando P<0,05 e o teste de correlação de Pearson a P <0,05. O projeto será realizado após autorização do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí-UFPI e da Universidade Agostinho Neto.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1842466 - FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA
Externo à Instituição - JOÃO BAPTISTA HUMBWAVALI - UAN