Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA MARY CALVEIRA GALLO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SILVIA MARY CALVEIRA GALLO
DATA: 19/05/2023
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO DOS ESTABELECIMENTOS DE LARGA ESTADIA PARA PESSOAS MAIORES E O PERFIL SOCIOECONÔMICO E CLÍNICO DOS RESIDENTES DE UM DEPARTAMENTO DO URUGUAI
PALAVRAS-CHAVES: idoso; instituição de longa permanência para idosos; enfermagem geriátrica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O envelhecimento é um processo complexo de mudanças biológicas e psicológicas dos indivíduos na interação contínua com a vida social, econômica, cultural e ecológica das comunidades, ao longo do tempo. O Uruguai não escapa a e essa realidade globalizada e atualmente as pessoas maiores são uma prioridade político-social e de saúde, e especialmente aqueles mais vulneráveis que estão na última fase de suas vidas e que devido às diferentes circunstâncias permanecem em Estabelecimentos de Larga Estadia, onde na maioria das vezes chegam à morte. Assim, a projeção assistencial dos profissionais de enfermagem tem um papel muito importante na sociedade uruguaia, na medida em que a educação universitária, a experiência supervisionada e a rea lidade circundante formam bases ideais para o cuidado desse setor da população. Objetivo: Analizar as características administrativas e assistenciais dos Estabelecimentos de Larga Estadia para Pessoas Maiores no departamento da Flórida e o perfil socioeconomico e clínico dos seus residentes. Método : T rata se de estudo constituído por dois subestudos transversais, um descritivo e outro analítico. O primeiro subestudo s será censitário e ocorrerá nos 36 EEstabelecimentos de Larga Estadia para Pessoas Maiores, no departamento da Flórida no Uruguai. No segundo subestudo a população será composta por 347 residentes dos referidos Estabelecimentos de Longa Permanência para pessoas maiores, cuja amostra será de 182 residentes definidos por amostragem por conveniência. A coleta de dados será realizada por meio de formulários e os dados serão digitados no software da Microsoft Office Excel e, posteriormente, as informações serão transportadas para o programa Statistical Package for the Social Sciences visando a análise quantitativa com base nos princípios da estatística descritiva e inferencial. O projeto deverá ser submetido ao Comitê de Ética do Centro Universitário da Faculdade da República Oriental do Uruguai, para apreciação e aprovação.

Presidente - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo à Instituição - JACK ROBERTO SILVA FHON - USP