Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MILENA FRANCE ALVES CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MILENA FRANCE ALVES CAVALCANTE
DATA: 13/06/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: ADESÃO DO IDOSO COM TRANSTORNO MENTAL SEVERO E GRAVE AO TRATAMENTO PSICOSSOCIAL: barreiras e possibilidades para o envelhecimento saudável.
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Transtorno Mental Severo e Grave; Tratamento Psicossocial; Enfermagem Gerontológica
PÁGINAS: 43
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: O envelhecimento da pessoa portadora de Transtorno Mental Severo e Grave é uma realidade cercada de muitas singularidades, tendo visto que o adoecimento mental representa perda de qualidade de vida. Atrelada a esta situação a Atenção Psicossocial por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) se configura como potencial alicerce para o enfrentamento das barreiras e das possibilidades de melhoria da qualidade de vida deste idoso. Objetivos: Caracterizar os idosos com Transtorno Mental Severo e Grave em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial do Piauí; avaliar a adesão do idoso com Trantorno Mental Severo e Grave ao Tratamento Psicossocial; discutir a superação de barreiras e as possibilidades da melhoria da qualidade de vida dos idosos que aderirem ao Tratamento Psicossocial com vistas ao alcance do envelhecimento saudável. Métodos: Estudo Misto, que contará na primeira etapa com abordagem quantitativa, mediante o levantamento de dados em prontuários para caracterização sóciodemografica e clínica da clientela idosa com trantorno mental severo e grave assistida nos 67 CAPS do estado do Piauí. Na segunda etapa, será feita por meio, da abordagem qualitativa com produção de dados mediante entrevista com roteiro de questões e instrumentos de avaliação que focalize a percepção dos idosos com Transtorno Mental Severo e Grave assistidos nos CAPS de Teresina - Piauí, avaliando a adesão e a superação de barreiras, bem com as possibilidades da melhoria da qualidade de vida desta clientela. Considerações Finais: Espera-se com os resultdos desta investigação contribuir para ampliação das ações efetivas do Tratamento Psicossocial garantindo a atuação da equipe multidisciplinar, com destaque para Enfermagem, além do mais, estes resultados poderão servir de base para políticas públicas de saúde mental de pessoas idosas, com estratégias que permitam o alcance do envelhecimento ativo e saudável. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo à Instituição - JOSÉ CARLOS MARQUES DE CARVALHO - ESEP
Externo à Instituição - JOSÉ MARIA XIMENES GUIMARÃES - UECE
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Presidente - 423632 - MARIA DO LIVRAMENTO FORTES FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 05/06/2023 09:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 06:21