Internacionalização PPGEnf/UFPI - Visitas técnicas à Universidades Peruanas

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí – PPGEnf/CCS/UFPI realizou no período de 25 de maio a 05 de junho de 2023, visitas técnicas às Universidades Peruanas: Universidade Nacional Autónoma de Chota (UNACH) /Peru e a Universidade de Andina-Cusco/Peru.

Esta missão contou com a participação das professoras: Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães (Coordenadora do PPGEnf/CCS/UFPI) e Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura (Coordenadora do Doutorado Interinstitucional Internacional - DINTER). As citadas Docentes do PPGEnf/CCS/UFPI foram acolhidas e recepcionadas com flores em ambas as instituições peruanas.

Vale ressaltar que a missão contou com a Assessora Internacional do PPGEnf da UFPI, Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell (Professora Emérita da UFRJ, Ex-professora Visitante do PPGEnf/CCS/UFPI – 2019/2021), que antecipadamente, planejou e agendou todas as atividades acadêmicas, sociais e culturais da missão junto às autoridades peruanas e as comunidades universitárias com o apoio institucional da Dra. Kelly Myriam Jiménez de Aliaga (Egressa de Pós-Doutorado do PPGEnf/CCS/UFPI e Coordenadora Local do DINTER UNACH/Peru/UFPI/Brasil).

PPGENF 002

A missão acadêmica teve como objetivo central realizar o processo seletivo de candidatos (as) do DINTER do PPGEnf/CCS/UFPI e as Universidades Peruanas, bem como o Pós-Doutorado Internacional, além das visitas técnicas aos laboratórios da UNACH.

Na Programação Científica foram realizadas duas conferências, a primeira na abertura dos trabalhos acadêmicos, tendo como conferencista a Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães que apresentou a estrutura física e curricular dos cursos de pós-graduação e o corpo docente e discente do PPGEnf/CCS/UFPI. Na sequência realizou-se a visita técnica aos laboratórios dos cursos de graduação da UNACH, seguido do processo seletivo dos candidatos (as) ao DINTER e do Pós-Doutorado Internacional.

Na Cerimônia de Encerramento tivemos a segunda e última conferência da missão acadêmica internacional, desta vez proferida pela Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura, intitulada: La Investigación en Salud y Enfermería como Instrumento de Transformación Política y Social. A conferência foi bastante prestigiada contando com a participação de discentes da graduação e da administração superior da UNACH.

Prosseguindo ocorreu a assinatura do Protocolo do Convênio de Acordo de Cooperação Técnica Científica entre as Universidades Peruanas e a UFPI, convênio este que agora irá tramitar nas instâncias da UFPI, para assinatura do Magnífico Reitor Prof. Dr. Gildásio Guedes.

Ao final, as docentes piauienses foram declaradas pelo Reitor da UNACH como Assessoras Internacionais da recém-inaugurada Escola de Pós-Graduação. Além dos elogios e homenagens dirigidos as professoras, as mesmas foram agraciadas pelas autoridades peruanas com títulos de Cidadãs Ilustres de Chota – Peru.

Segundo, as professoras Rosilane de Lima Brito Magalhães e Maria Eliete Batista Moura esta missão internacional foi realizada com muito êxito, pois, além de permitir intercâmbios entre os dois países, Brasil e Peru, oportunizou a divulgação do nosso Programa de Pós-Graduação, e o estabelecimento do Acordo de Cooperação Técnica-Científica Internacional, bem como, a nucleação do ensino de pós-graduação para os países e universidades que se encontram em desenvolvimento. Também, reconhecemos e apresentamos a nossa gratidão a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell que com maestria articulou, programou e assessorou as atividades acadêmicas, protocolares e sociais desta bem sucedida Missão Internacional.

Assim acreditamos que com missões desta natureza estaremos fortalecendo o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI em vários indicadores, especialmente no tocante a internacionalização, possibilitando a conquista do Conceito seis, na próxima avaliação quadrienal da CAPES.

Seguem os registros fotográficos que comprovam a acolhida e a receptividades das autoridades peruanas a nossa missão acadêmica internacional:

PPGENF 001

PPGENF 003

PPGENF 004

PPGENF 005

PPGENF 006

Profa. Dra. Maria Eliete Batista Moura – Recebe o Título de Ilustre Cidadã Chota – Peru.

PPGENF 007

Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães – Recebe o Título de Ilustre Cidadã Chota – Peru.

PPGENF 008

Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell – Recebe o Título de Ilustre Cidadã Chota – Peru.

Notícia cadastrada em: 22/06/2023 10:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 13:05