Aula Inaugural do PPGEnf/UFPI

Na tarde desta quarta-feira (21/06), foi realizada a aula Inaugural do semestre 2023.1 do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ministrada, por meio de videoconferência, pela Profa. Ana Karina Bezerra Pinheiro, Titular da Universidade Federal do Ceará – UFC e atual Coordenadora da Área de Enfermagem na CAPES, a aula teve como tema “A Qualidade da Pós-Graduação em Enfermagem: compromissos, perspectivas e desafios.” O evento foi realizado no auditório do PPGEnf/CCS/UFPI.

O programa possui 156 discentes matriculados, entre mestrado e doutorado, além de 18 discentes internacionais.

21062023-DSC_0018.jpg

Aula inaugural foi realizada no auditório do PPGEnf/CCS/UFPI

21062023-DSC_0013.jpg

A coordenadora do PPGEnf, Prof. Rosilane de Lima Brito Magalhães

A coordenadora do curso, Prof. Rosilane de Lima Brito Magalhães, comenta as principais metas do PPGEnf. “Esse é um momento muito importante ao programa, oportunidade de promover integração entre docentes e discentes. Hoje estamos trazendo nessa aula, a Coordenadora da área de Enfermagem na Capes, muito importante para colaborar com a melhor definição das nossas estratégias e metas. Hoje temos um programa bem conceituado, estamos atrás da nota 6 na avaliação da CAPES, queremos cada vez mais a excelência e avançar no nosso PPG”, destaca.

21062023-DSC_0045.jpg

Diretor do CCS, Prof. Arquimedes Cavalcante

Fortalecer os programas é essencial na manutenção da qualidade de ensino de cada PPG, como aponta o diretor do CCS, Prof. Arquimedes Cavalcante. “Esse ano comemoramos os 50 anos do CCS e do curso de Enfermagem, e comemoramos com boas notícias na pós-graduação do nosso centro, além de mantermos boas avaliações nos cursos, abrimos novos programas. Estamos trabalhando na manutenção dos espaços, buscando apoiar o mestrado e o doutorado e assim manter as boas avaliações dos cursos”, comenta.

21062023-DSC_0058.jpg

Discente do mestrado do PPGEnf, André Castro

Para o discente do PPGEnf e egresso do curso de Enfermagem da UFPI, André Castro, ainda durante a graduação, cursar o mestrado já era uma vontade. “O que a gente percebe é que a pós-graduação tem um vínculo com a graduação, tanto que durante o curso eu já tinha algumas informações que me fizeram conhecer mais do programa e querer ingressar. Hoje temos essa aula inaugural que é uma oportunidade de termos contatos com professores de outras instituições, bem avaliadas. Dessa forma, quero seguir pesquisando e desenvolvendo ações tanto dentro do programa como fora da UFPI” pontua.

Estiveram presentes, de forma virtual, o Reitor Gildásio Guedes; A Assessora Internacional do PPGEnf, Prof. Maria Antonieta Tyrrell; Prof. Rejane Corrêa Marques. Também participaram, de forma presencial, o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Prof. Arquimedes Cavalcante; o Coordenador dos Programas de Pós-Graduação do Stricto Sensu, Prof. Francisco de Assis de Sousa Nascimento; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Rosilane de Brito Magalhães; Prof. Lidya Tolstenko Nogueira; e a Coordenadora do curso de Enfermagem, Profa. Lívia Carvalho Pereira.

Notícia cadastrada em: 22/06/2023 10:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 30/04/2024 11:36