• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERISONVAL SARAIVA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERISONVAL SARAIVA DA SILVA
DATA: 04/08/2023
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: MODELO PREDITIVO DA REINTERNAÇÃO HOSPITALAR DE SOBREVIVENTES DE ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL BASEADO NO MODELO DE ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES CRÔNICAS
PALAVRAS-CHAVES: Acidente Vascular Cerebral. Doenças Crônicas. Modelos Preditivos. Árvore de Decisão. Atenção Primária à Saúde. Reinternação. Fatores de Risco
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

OBJETIVO: Avaliar um modelo preditivo da reinternação hospitalar de sobreviventes de acidente vascular cerebral por árvore de decisão ancorado no Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC). MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo analítico, observacional do tipo transversal. O estudo será desenvolvido com base no guia Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) na rede de Atenção Básica dos municípios de Floriano-PI e Barão de Grajau-MA. A população do estudo compreenderá pacientes de 18 anos ou mais com histórico de Acidente Vascular Cerebral isquêmico ou hemorrágico cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Serão critérios de exclusão: possuir diagnóstico de ataque isquêmico transitório ou condições cerebrovasculares assintomáticas, reinternação planejada ou agendada, atendimentos de urgência sem internação, consultas de observação/reavaliação e óbito. O cálculo amostral realizado com o software G*Power®, versão 3.1.9.7, utilizou tamanho do efeito foi de 0,20, com probabilidade do erro alfa de 0,05 e poder (1 – probabilidade do erro beta) de 0,80 e intervalo de confiança de 95%, sendo a amostra mínima necessária para o estudo, 321 participantes definidos por sorteio. A coleta de dados ocorrerá no período de junho a setembro de 2023. Os participantes serão abordados em seus domicílios após agendamento prévio, em horários de sua preferência. Os dados do estudo serão inseridos em bancos de dados, com dupla entrada em planilha do Microsoft Excel®. Os dados serão processados no software IBM® SPSS®, versão 26.0. Serão calculadas estatísticas descritivas, como médias, desvio padrão, mínimos e máximos, para as variáveis quantitativas; e frequências, para as qualitativas. Na análise inferencial, a normalidade dos dados para as variáveis independentes quantitativas, será verificada por meio do teste de Kolmogorov-Smirnov e será realizado o Teste t de Student independente. Para as variáveis qualitativas, será realizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson ou o Teste Exato de Fisher, caso não sejam atendidos os pressupostos para o primeiro. Será realizada a análise de regressão hierárquica (método enter) para verificar o poder preditivo das variáveis. Serão incluídas no primeiro passo as variáveis socioeconômicas. No segundo, as condições de saúde e no terceiro as variáveis biológicas. Por fim, no último passo, serão inseridas as variáveis psicossociais. Serão desenvolvidos modelos para tomada de decisão em problemas de classificação para prever dois resultados separados; (1) readmissão por todas as causas e (2) readmissão por AVC. Para análise de acurácia de cada modelo preditivo, será utilizado o programa Analyse-it®. Os dados de predição das variáveis do modelo serão utilizados para construção de curvas Receiver Operating Characteristic (ROC) e verificação da Area Under the Curve (AUC). Todas as análises serão realizadas ao nível de significância de 5%. Os resultados serão apresentados por meio da árvore de decisão gerada pelo programa e as descrições das regras de decisão impostas orientadas pelo MACC. A referente pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Saúde mental e sobrecarga de trabalho em cuidadores de sobreviventes de AVC” aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Piauí, respeitando os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012, 510/2016 e 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), sobre Diretrizes e Normas da Pesquisa envolvendo seres humanos: CAAE- 67949523.4.0000.5214; Parecer: 5.981.191.

Externo à Instituição - ANA CÉLIA CAETANO DE SOUZA - UECE
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo ao Programa - 2241271 - JARDELINY CORREA DA PENHA