Banca de QUALIFICAÇÃO: LIVIA MARIA NUNES DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LIVIA MARIA NUNES DE ALMEIDA
DATA: 23/08/2023
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: MODELO PREDITIVO DO AMBIENTE DE TRABALHO SOBRE O ABSENTEÍSMO-DOENÇA POR ENFERMEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Absenteísmo. Enfermeiras e enfermeiros. Modelos Preditivos. Hospitais Universitários. Fatores de Risco
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

OBJETIVO: Avaliar o modelo preditivo do ambiente de trabalho sobre o absenteísmo-doença por enfermeiros. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo analítico, do tipo transversal, com abordagem quantitativa. O estudo será desenvolvido em um hospital universitário do nordeste do Brasil. A população do estudo compreenderá enfermeiros  atuantes em um hospital universitário. Serão critérios de exclusão: possuir vínculo empregatício concomitante com outra instituição e encontra-se de licença por tempo indeterminado. O cálculo amostral será realizado com o software G*Power®, versão 3.1.9.7, utilizou tamanho do efeito foi de 0,30, com probabilidade do erro alfa de 0,05 e poder (1 – probabilidade do erro beta) de 0,80 e intervalo de confiança de 95%, sendo a amostra mínima necessária para o estudo, 143 participantes definidos por sorteio a ser realizado por meio software BioEstat 5.0. A coleta de dados ocorrerá no período de outubro a dezembro de 2023. Os participantes serão contatados no ambiente de trabalho, nos turnos manhã, tarde ou noite, no inicio ou final de cada plantão, em que será entregue um envelope numerado contendo os instrumentos de coleta de dados e duas vias do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os intrumentos preenchidos serão devolvidos no final de cada plantão ou no plantao seguinte, em concordância com a preferência do participante. Os dados do estudo serão inseridos em bancos de dados e processados no software IBM® SPSS®, versão 26.0. Serão calculadas estatísticas descritivas, como médias, desvio padrão, mínimos e máximos, para as variáveis quantitativas; e frequências, para as qualitativas. Na análise inferencial, será utilizado o teste de Kolmogorov- Smirnov para verificação da normalidade dos dados para as variáveis independentes quantitativas e o Teste t de Student independente, para as variáveis quantitativas. Para as variáveis independentes qualitativas, será realizado o Teste Qui-Quadrado de Pearson. Os percentuais das tabelas de contingência serão calculadas nas linhas e as variáveis serão interpretadas nas colunas. Será realizada a análise de regressão hierárquica (método enter) para predizer o absenteísmo-doença por enfermeiros. Serão incluídas no primeiro passo as variáveis socioeconômicas; no segundo, as variáveis psicossociais e no terceiro, as variáveis do ambiente de trabalho. Todas as análises serão realizadas ao nível de significância de 5%. A referente pesquisa faz parte de um projeto maior intitulado “Absenteísmo de trabalhadores de enfermagem em um hospital universitário brasileiro” aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP), da Universidade Federal do Piauí, respeitando os preceitos éticos da Resolução nº 466/2012, 510/2016 e 580/2018 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), sobre Diretrizes e Normas da Pesquisa envolvendo seres humanos:
CAAE- 58465922.3.0000.5660; Parecer: 5.546.706/2022.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 3870578 - FERNANDO LOPES E SILVA JUNIOR
Interno - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES
Interno - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA