Banca de QUALIFICAÇÃO: ABIÚDE NADABE E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ABIÚDE NADABE E SILVA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE UMA CARTILHA PARA A PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO-MÉSTICOS POR QUEDAS NA INFÂNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Tecnologia Educacional; Prevenção de Acidentes; Acidentes por Quedas
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Os acidentes envolvendo crianças podem ocorrer em qualquer ambiente, seja em casa, na escola, nos serviços de saúde, nos espaços de lazer e no trânsito. As quedas são o tipo de acidente que mais acometem as crianças, provocando lesões, como ferimentos, fraturas, traumatismo craniano e, até mesmo, óbito. A cartilha constitui-se de uma abordagem preventiva de queda infantil, no contexto domiciliar. Objetivo: Elaborar e descrever evidências de validade de uma cartilha como tecnologia educacional para a prevenção de acidentes por quedas na primeira infância, no ambiente domiciliar, direcionada para os pais e outros cuidadores. Metodologia: Trata-se de estudo multimétodos, que será desenvolvido em três etapas: revisão de escopo, estudo descritivo e estudo metodológico. A pesquisa de campo será realizada em duas escolas públicas municipais de Valença do Piauí, com pais e/ou outro cuidadores de crianças de 2 a 5 anos de idade. A cartilha será desenvolvida seguindo quatro etapas: projeto de pesquisa, levantamento bibliográfico, elaboração e validação. A cartilha será avaliada por juízes de conteúdo e de design, e por representantes do público-alvo. Os dados serão digitados e organizados no Microsoft Office Excel 2016®, e analisados utilizando o software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26. Serão calculados o Índice de Validade de Conteúdo, Índice de Validade de Aparência, a confiabilidade dos instrumentos por meio do Alpha de Cronbach e a concordância entre os juízes por meio do Coeficiente de Correlação Intraclasse, ao nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa será enviado para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, atendendo aos preceitos éticos e legais recomendados pela Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Externo à Instituição - CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS - UFC
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1655148 - GRAZIELLE ROBERTA FREITAS DA SILVA
Presidente - 7422147 - LIDYA TOLSTENKO NOGUEIRA