Notícias

PPGEnf discute “Equilíbrio entre mente e corpo” em alusão ao Setembro Amarelo

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT/CNPq/UFPI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, sob a liderança da professora Márcia Astrês Fernandes, realiza no dia 29 de setembro, às 14h, debate em alusão ao Setembro Amarelo no Auditório do PPGENF-UFPI.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

O tema do encontro será ‘’Equilíbrio entre mente e corpo. Meditação e autoconhecimento: saúde mental e maturidade emocional para a vida’’, tendo como convidado o professor de yoga Alessandro Coelho, profissional com larga experiência em estudos e práticas das filosofias orientais.

 

Cartaz_convite-Setembro_Amarelo.jpeg

 

Saiba mais sobre o Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo se refere a uma campanha brasileira que visa conscientizar a população sobre a valorização da vida e prevenção do suicídio. Durante todo o mês, a iniciativa tem como objetivo chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito do tema.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) alertou que a pandemia da COVID-19 exacerbou os fatores de risco associados a comportamentos suicidas, como perda de emprego ou econômica, trauma ou abuso, transtornos mentais e barreiras ao acesso à saúde. Estudo inédito realizado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) avaliou o comportamento do suicídio no Brasil em 2020. Demonstrou-se que parte dos efeitos indiretos associados à primeira onda da pandemia se relacionaram às mortes por suicídio, com aumento significativo nas regiões Norte e Nordeste. Os resultados apontam que, em homens com 60 anos e mais da região Norte, o excesso de suicídios alcançou 26%. Além disso, nas mulheres de 30 a 59 anos da região Norte, durante dois bimestres consecutivos, também houve o excesso de suicídios. O padrão também foi observado nas mulheres com 60 anos ou mais do Nordeste, com excesso de suicídios de 40%.

O GEPSAMT também produziu material informativo com o objetivo de conscientizar a comunidade em geral, esclarecer os principais mitos e verdades acerca do suicídio e chamar atenção para o reconhecimento dos sinais de alerta, como e onde procurar ajuda profissional no sentido da prevenção.

 

Confira o folder informativo.

Notícia cadastrada em: 22/09/2023 10:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 15:14