Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO LUCAS DE LIMA FONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LUCAS DE LIMA FONTES
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: INQUÉRITO CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICAS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE EM INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: CONSTRUÇÃO E EVIDÊNCIAS DE VALIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Planejamento em Saúde. Promoção da Saúde. Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde. Inquéritos e Questionários. Estudo de Validação
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

OBJETIVO: Construir e observar evidências de validade de um inquérito conhecimentos, atitudes e práticas sobre promoção da saúde em instrumentos de planejamento. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo multimétodos composto de três etapas: i) Construção de duas revisões de escopo sobre promoção da saúde em instrumentos de planejamento e sobre estudos com evidências de validade de inquéritos conhecimentos, atitudes e práticas em saúde; ii) Desenvolvimento do inquérito conhecimentos, atitudes e práticas sobre promoção da saúde em instrumentos de planejamento e suas evidências de validade de conteúdo e de processo de resposta; iii) Aplicação, por meio de e-survey, do inquérito conhecimentos, atitudes e práticas construído e validado sobre promoção da saúde em instrumentos de planejamento com gestores e conselheiros. Por meio do estudo transversal será possível analisar as evidências baseadas na estrutura interna e também as evidências baseadas na relação com outras variáveis. Para as revisões de escopo serão seguidas as recomendações do Joanna Briggs Institute (JBI) e estruturadas com base no checklist Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). A operacionalização para a coleta de dados da construção e validação de conteúdo do inquérito conhecimentos, atitudes e práticas ocorrerá conforme as etapas: sendo as duas primeiras associadas à construção do inquérito, a terceira etapa relacionadas às evidências de validade e a última etapa concernente à adequação. Posteriormente, o inquérito refinado será submetido a um grupo representativo da população-alvo para avaliação das evidências fundamentadas no processo de resposta. O instrumento validado será aplicado com gestores (secretários, superintendentes, coordenadores, assessores, técnicos etc.) e conselheiros de saúde do Piauí e de sua capital, Teresina. Além da construção e validação do inquérito, também será aplicado um instrumento semiestruturado com o objetivo de caracterizar o perfil de conselheiros e gestores de saúde participantes do estudo, quanto a características sociodemográficas, profissionais e de experiência nos cargos que exercem. Para realizar a análise das evidências baseadas na estrutura interna será empregada a Análise Fatorial Exploratória, utilizando o software Factor. Para realizar a análise das evidências de validade baseadas na relação com outras variáveis será utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, para estatística analítica, com entrecruzamento das diversas variáveis. Será verificada a normalidade das variáveis contínuas, bem como a igualdade de variâncias. Serão realizados os testes do qui-quadrado ou exato de Fischer para verificar associação entre conhecimentos, atitudes e práticas de conselheiros e gestores de saúde e variáveis explicativas categóricas. Para estimar a magnitude de associação será calculada a razão de chances (odds ratio). Todas as análises serão realizadas adotando-se nível de significância de 95% (p<0,05). Após a análise de correlação entre as variáveis será realizada a análise com modelo de regressão logística. O projeto de pesquisa será submetido para apreciação institucional dos Conselhos Estadual de Saúde do Piauí e Municipal de Saúde de Teresina, da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí e da Fundação Municipal de Saúde de Teresina para fins de autorização para realização do estudo com conselheiros e gestores. Após esta etapa, e recebendo autorizações institucionais, estará apto para avaliação ética pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí via Plataforma Brasil. Será respeitado o que rege a Resolução do CNS Nº 466, de 2012, e a Resolução do CNS Nº 510, de 2016.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo ao Programa - 2241271 - JARDELINY CORREA DA PENHA