PPGEnf realiza na quinta (9) a discussão “A Loucura do Trabalho”

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Trabalho (GEPSAMT/CNPq/UFPI), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (PPGENF-UFPI), sob a liderança da professora Márcia Astrês Fernandes, realiza no dia 9 de novembro, às 15h, aula temática em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro), com destaque para a importância da promoção da Saúde do Trabalhador.

Diretrizes publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2022, destacam que 60% da população mundial trabalha e esse trabalho pode ser considerado um fator protetor ou adoecedor. A exposição do trabalhador às situações de violências no ambiente laboral, como violência psicológica e física, trabalho em condições análogas à escravidão, assédio moral e bullyng, podem causar danos emocionais e contribuir para o desenvolvimento de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho.

Estima-se que 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente por causa de Transtornos Mentais como depressão e ansiedade. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ainda no ano de 2022, cerca de 209 mil pessoas foram afastadas do trabalho por diagnósticos relacionados à depressão, distúrbios emocionais e Alzheimer. Esses dados direcionam para a importância de discutir os impactos negativos do trabalho na saúde mental, além de promover e proteger o bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras.

IMG-20231106-WA0071.jpg

O tema do encontro será ‘’A Loucura do Trabalho’’, tendo como convidado o professor e médico do trabalho Saulo Cerqueira de Aguiar Soares.

A atividade tem como público-alvo docentes, discentes e servidores da UFPI e acontecerá no Auditório do PPGENF-UFPI. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.

Notícia cadastrada em: 07/11/2023 08:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 30/04/2024 14:48