Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA MYKAELLA FERREIRA FEITOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA MYKAELLA FERREIRA FEITOSA
DATA: 01/12/2023
LOCAL: Sala PPGEnf
TÍTULO: ANÁLISE ESPACIAL E EPIDEMIOLOGICA DOS CASOS DE COVID-19 DE UM HOSPITAL DE ENSINO
PALAVRAS-CHAVES: COVID-19, Hospitalização, Epidemiologia, Fatores sociodemográficos
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Este trabalho destina-se a analisar o perfil epidemiológico e a distribuição espacial dos casos da doença do coronavírus em um hospital universitário, e especificamente, traçar o perfil sociodemográfico e epidemiológico dos casos desta doença e mapear a ocorrência dos casos do coronavírus de 2019 do hospital universitário no município de Teresina - PI. Para tal, realizou-se uma pesquisa epidemiológica, do tipo transversal com abordagem quantitativa no Hospital Universitário do município de Teresina – PI, onde realizou-se um levantamento de dados no período de março de 2020 a agosto de 2022, a amostragem foi do tipo censitária onde incluiu-se para análise 620 casos de pacientes infectados por coronavírus. Os resultados da análise sociodemográfica apontaram maior prevalência de indivíduos do sexo masculino, com idade entre 60 a 69 anos com baixa escolaridade e autodeclarando-se pardos, na análise das variáveis de saúde, houve primazia de indivíduos internados em Unidade de Terapia Intensiva, notificados como Síndrome Respiratória Aguda Grave, em uso de ventilação mecânica e com tempo de internação de até 10 dias, tendo a maioria alta hospitalar e outra grande maioria óbito pela doença. Quanto aos testes realizados para detecção da doença o RT-PCR fora o mais utilizado com detecção em todos os indivíduos,no que diz respeito às comorbidades 76% afirmou possuir quanto ao número de comorbidades a maioria apresentou apenas 1, houve maior prevalência da hipertensão arterial seguida do diabetes mellitus e da obesidade, respectivamente. Quanto à distribuição espacial houve predomínio na zona sul e central, sendo tbm distribuídos entre as zonas Norte e Sudeste. Assim, este trabalho fornece subsídios para ações estratégicas e planejamentos de intervenções para promoção e prevenção de internações hospitalares e óbitos por COVID-19, onde é possível analisar o perfil sociodemográfico dos pacientes internados e a localização de maior disseminação dos casos, bem como os fatores do processo saúde-doença de maior prevalência nos indivíduos hospitalizados.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOSENEIDE TEIXEIRA CÂMARA - UEMA
Presidente - 1551620 - MARIA ZELIA DE ARAUJO MADEIRA
Interno - 2279875 - ODINÉA MARIA AMORIM BATISTA