Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ MOURÃO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MOURÃO PEREIRA
DATA: 19/12/2023
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: OPORTUNIDADES PERDIDAS DE VACINAÇÃO EM CRIANÇAS MENORES DE DOIS ANOS
PALAVRAS-CHAVES: hesitação vacinal; cobertura vacinal; vacinação da criança; vigilância em saúde pública
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

A vacinação é uma importante estratégia para auxiliar na redução da morbidade e mortalidade infantil, se configurando como uma das medidas com melhor custo-benefício no que tange à promoção de qualidade de vida para a população e ao combate de doenças infecciosas. Por todo o mundo, as autoridades sanitárias, continuam estudando estratégias para identificar os fatores que interferem na cobertura da vacinação e quais medidas relevantes podem ser implementadas para aumentar a taxa de cobertura vacinal. Neste sentido, embora haja amplo conhecimento sobre a queda das coberturas vacinais e tendo as oportunidades perdidas de vacinação (OPV) têm contribuído fortemente para essa problemática, faz necessário conhecer melhor os reais fatores a elas associados e dessa maneira, esse estudo tem o objetivo de analisar a ocorrência de oportunidades perdidas de vacinação e fatores associados em crianças menores de dois anos na cidade de Caxias-Maranhão. Trata-se de um estudo de corte transversal, analítico a ser elaborado segundo as diretrizes do instrumento Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE). O tamanho da amostra será de 343 pais e/ou responsáveis pelas crianças menores de dois anos e para se atingir o tamanho amostral, foram aleatoriamente selecionadas sete unidades de saúde (Vila Paraíso, Antenor Viana, Volta Redonda, Mutirão, Fazendinha, Pirajá e Brejinho). Na impossibilidade de se atingir o tamanho amostral planejado nas sete unidades de saúde, outras serão aleatoriamente selecionadas. Os dados serão coletados mediante o consentimento expresso dos participantes do estudo, no período de fevereiro a abril de 2024, pela própria autora e estudantes de graduação em enfermagem, previamente treinados. Utilizar-se-á um formulário utilizado em inquéritos de OPV da OMS, intitulado, “inquérito de saída da unidade sanitária”, anexo A – formulário da pesquisa, o qual contém seis dimensões e um total de 44 questões, algumas das quais foram atualizadas, outras excluídas, para uso nesta pesquisa, considerando- se o dinamismo do processo de vacinação, que envolve constantes mudanças em curto intervalo de tempo. Será realizado um teste piloto do instrumento em 10% do tamanho da amostra (34 pais ou responsáveis), representando um “ensaio” de todas as atividades previstas para a coleta de dados propriamente dita e terá como objetivos verificar a qualidade das perguntas, seu grau de compreensão, a disposição das pessoas para responder, as reações dos entrevistados diante do tema, o tempo gasto com a entrevista, a clareza das instruções e as dificuldades enfrentadas pelo pesquisador. Será utilizado o software Statistical Package for the Social Science (SPSS) para armazenamento e análise dos dados. Será feita análise descritiva por meio da frequência absoluta e relativa das variáveis e cálculo da prevalência de OPV utilizando a fórmula que segue: OPV = N/T x 100. Na estatística bivariada e multivariada, utilizar-se á a regressão logística, por meio de razão de prevalência bruta e ajustada com os seus respectivos intervalos de confiança de 95% com nível de significância adotado será de p<0,05. A pesquisa será submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Piauí, em conformidade com as diretrizes e normas regulamentadoras do Conselho Nacional de Saúde disposta na resolução de n° 466/12, por se tratar de um estudo envolvendo seres humanos.

Externo ao Programa - 2499589 - CHRYSTIANY PLÁCIDO DE BRITO VIEIRA
Externo à Instituição - ILANA MIRIAN ALMEIDA FELIPE DA SILVA - UFMA
Externo ao Programa - 2730060 - LUISA HELENA DE OLIVEIRA LIMA
Externo à Instituição - MARIA DOS REMÉDIOS FREITAS CARVALHO BRANCO - UFMA