Banca de DEFESA: ESTEFFANY VAZ PIEROT

DISCENTE: ESTEFFANY VAZ PIEROT
DATA: 26/02/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS SOBRE A PREVENÇÃO E MANEJO DE LESÃO POR PRESSÃO EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA
PALAVRAS-CHAVES: Conhecimento; Lesão por Pressão; Segurança do Paciente. Profissionais de Enfermagem; Enfermeiras e Enfermeiros; Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As unidades de terapia intensiva desempenham um papel crucial na assistência de saúde a pacientes em estado crítico. No entanto, o ambiente complexo e a condição de saúde dos pacientes nessas unidades aumentam a vulnerabilidade à ocorrência de complicações, como a lesão por pressão. Essa condição compromete a integridade da pele e pode ter impactos negativos na evolução clínica do paciente, prolongar a hospitalização e aumentar os custos associados aos cuidados de saúde. Nesse contexto, os enfermeiros desempenham um papel fundamental na prevenção e no manejo eficazes das lesões por pressão em unidades de terapia intensiva, tornando essencial compreender o nível de conhecimento desses profissionais. Objetivo: Verificar o conhecimento dos enfermeiros sobre a prevenção e manejo de lesão por pressão em unidades de terapia intensiva. Método: Trata-se de um estudo transversal analítico. A pesquisa foi realizada em unidades de terapia intensiva para adultos em três hospitais públicos localizados em Teresina, no Estado do Piauí. A amostra foi composta por 67 enfermeiros envolvidos na prestação de cuidados intensivos a pacientes adultos, durante o período de coleta de dados, em julho de 2023, por meio do instrumento Teste de Conhecimento sobre Lesão por Pressão de Caliri-Pieper, composto de 41 questões sobre avaliação, classificação e prevenção de lesões por pressão. A análise de dados ocorreu por meio da estatística descritiva, frequências absolutas e relativas para as variáveis categóricas, medidas de tendência central e de variabilidade para as numéricas. Foi realizado o teste Kolmogorov-Smirnov para verificar a normalidade dos dados. Para comparação da pontuação média a respeito do conhecimento sobre lesão por pressão foram usados os testes não-paramétricos Mann de Whitney e Kruskal-Wallis. Foi utilizado o programa Statistical Package for social Science versão 22.0, para a análise estatística, com base nos princípios descritivos e inferenciais. O nível de significância adotado foi de 5%. A pesquisa obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí via Plataforma Brasil, parecer número: 6.159.459. Resultados: Os resultados evidenciaram que de um grupo de 67 entrevistados, 85,1% (32,26 ± 3,41) eram mulheres, 28,4% (32,00 ± 4,19) com idades abrangendo os intervalos de 31 a 35 anos e 28,4% (32,63 ± 2,79) mais de 40 anos, 26,9% (32,17 ± 2,73) com um período de experiência profissional entre 5 e 10 anos. A maior parte dos entrevistados 73,1% (32,53 ± 3,29) possuía uma especialização como seu nível mais alto de formação e 59,7% (33,38 ± 2,80) estudaram em instituições de ensino superior pública. Os resultados deste estudo indicaram que, em relação ao número total de respostas corretas, o conhecimento dos enfermeiros teve a média de 79%. A leitura do Guia Internacional de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão foi associada a um maior conhecimento sobre lesão por pressão e observou-se uma diferença significativa nas médias de conhecimento entre as diferentes categorias de anos na prática nas três unidades de terapia intensiva. Conclusão: A associação entre a leitura do Guia Internacional de Prevenção e Tratamento de Úlcera por Pressão e um maior conhecimento sobre o tema sugere a relevância de fontes de informação especializadas na capacitação dos profissionais. Além disso, a variação nas médias de conhecimento entre as unidades de terapia intensiva indica possíveis disparidades na formação e atualização dos enfermeiros em diferentes ambientes de trabalho.

Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Presidente - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Externo à Instituição - RHANNA EMANUELA FONTENELE LIMA DE CARVALHO - UECE