Banca de QUALIFICAÇÃO: POLYANA NORBERTA MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: POLYANA NORBERTA MENDES
DATA: 03/04/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE UMA INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO CONHECIMENTO DE ENFERMEIROS SOBRE HEPATITE B: ESTUDO QUASE-EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Hepatite B. Educação Continuada. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As tecnologias educacionais são facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem para a tradução do conhecimento para a prática, quando o tema é um problema de saúde pública de elevada magnitude, como a infecção pelo vírus da hepatite B. Objetivo: Avaliar o impacto de intervenção educativa com uso do storytelling no conhecimento de enfermeiros sobre hepatite B e na cobertura vacinal contra hepatite B. Método: Realizar-se-á um estudo conduzido em quatro etapas. Na primeira, a fase pré-intervenção (Primeira etapa-fase 1) será desenvolvida com os dados obtidos do Sistema Nacional de Informação do Programa Nacional de Imunização para identificação da cobertura vacinal das crianças menores de um ano contra Hepatite B. A coleta desta fase referente a cobertura vacinal será realizada novamente um ano após a primeira coleta de dados para comparar os dados antes e depois da fase de intervenção (Primeira etapa-fase 2). Na segunda etapa, o trabalho será composto por um estudo metodológico para a construção e validação do plano de aula sobre hepatite B com uso da metodologia storytelling. Para a construção do plano de aula será levado em consideração as recomendações de Libâneo e para a elaboração do material educativo a teoria da difusão da inovação e as recomendações de Brooks e colaboradores. Na terceira etapa, será realizado estudo quase-experimental com a finalidade de avaliar o impacto no conhecimento de enfermeiros na Atenção Primária à Saúde após aula sobre os aspectos que envolvem a hepatite B. Será aplicado instrumento validado no Brasil antes e após a intervenção. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. O projeto será submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e cadastrado no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos.

Interno - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Externo ao Programa - 007.910.532-70 - JEFFERSON ABRAÃO CAETANO LIRA - UFPI
Externo à Instituição - NELSON MIGUEL GALINDO NETO - IFPE
Externo ao Programa - 1227763 - REJANE CORRÊA MARQUES