Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DAS GRAÇAS DE MELO SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DAS GRAÇAS DE MELO SOUSA
DATA: 10/04/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE MENTAL DE PÓS-GRADUANDOS SCRICTO SENSU DE ENFERMAGEM DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE BRASILEIRO
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida; Saúde Mental; Educação de Pós-Graduação; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Teoria de enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: A qualidade de vida é a percepção de um indivíduo sobre a sua posição na vida, dentro do contexto da cultura, dos sistemas de valores em que vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Alunos de pós-graduação podem ter a qualidade de vida e saúde mental afetadas devido ao seu processo de trabalho, que tem sido associado a maior risco de adoecimento e comprometimento de vários aspectos da vida. Objetivo: Analisar a qualidade de vida e a saúde mental de pós-graduandos stricto sensu de enfermagem das universidades federais do Nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo com método misto sequencial explanatório. A população será composta por alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu de enfermagem de dez universidades públicas do Nordeste brasileiro. Serão incluídos na primeira etapa, de abordagem quantitativa, os estudantes com vínculo ativo, que tenham cursado, no mínimo, um semestre do curso. Na segunda etapa, de abordagem qualitativa, serão incluídos os pós-graduandos que participaram da etapa quantitativa e que manifestaram simultaneamente valores entre 0 e 40 (considerados como insatisfação com a qualidade de vida) e escores severo/extremamente severo de ansiedade, estresse e depressão. Para as duas etapas, os critérios de exclusão serão: pós-graduandos em programas de mobilidade internacional, em situação de trancamento de curso ou afastados por licença de qualquer natureza. A coleta de dados na primeira etapa, será realizada em ambiente virtual e compreenderá a aplicação de quatro instrumentos: questionário semiestruturado para caracterização sociodemográfica e acadêmica; o World Health Organization Quality of Life Assessment Instrument - Bref; a Depression, Anxiety and Stress Scale e; a Escala Modos de Enfrentamento de Problemas. Na segunda etapa, será aplicado um roteiro de entrevista. Os dados da etapa quantitativa serão processados no software Statistical Package for the Social Science e as análises serão realizadas considerando nível de confiança de 95% e significância de p<0,05. Para a análise comparativa dos dados, recorrerá-se aos testes t de Student ou Mann Whitney para comparar dois grupos; e ANOVA ou Kruskal Wallis para comparar três ou mais grupos. Para avaliar os fatores associados à qualidade de vida e à saúde mental serão realizadas análises bivariadas e múltiplas. O efeito do conjunto das variáveis preditoras sobre as variáveis dependentes será investigado a partir da Regressão de Logística Múltipla. A análise dos conteúdos discursivos será realizada pela pesquisadora, a partir do tratamento realizado pelo software Interface de R Pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires, efetuando a categorização por unidades de significado segundo o referencial de análise de conteúdo de Bardin e sustentados no referencial teórico do Modelo dos Sistemas de Neuman. A pesquisa será submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, para fins de obtenção da aprovação para a realização do estudo. Todos os participantes serão informados a respeito dos objetivos, riscos e benefícios do estudo e assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

Interno - 1350197 - FERNANDA VALERIA SILVA DANTAS AVELINO
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Externo ao Programa - 007.910.532-70 - JEFFERSON ABRAÃO CAETANO LIRA - UFPI
Presidente - 2221112 - MARCIA ASTRES FERNANDES