Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMYLLA LAYANNY SOARES LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMYLLA LAYANNY SOARES LIMA
DATA: 02/04/2024
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PODCAST ACERCA DAS MOTIVAÇÕES DE EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Pós-Graduação. Educação de Pós-Graduação em Enfermagem. Evasão escolar. Saúde mental
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: Entende-se por evasão universitária, na pós-graduação, como o afastamento definitivo do aluno de um programa, lato ou scrito-sensu, sem completá-lo por qualquer motivo que não seja a sua conclusão, sendo um fenômeno preocupante que atinge as instituições de ensino superior (IES), públicas e privadas, e traz implicações substanciais nos âmbitos social, educacional e financeiro. Entender os motivos que levam à evasão deve ser do interesse de gestores dos programas e das instituições de ensino. Objetivo: Construir e validar um podcast sobre as motivações potenciais para a evasão na Pós-Graduação de Enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo misto que envolverá três etapas. A primeira etapa será a etapa quantitativa que irá analisar a evasão universitária na pós-graduação através da Escala de Motivos de Evasão do Ensino Superior para a Pós-Graduação (M-PG), assim como relacionar com fatores de saúde mental, através da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21), além de relacionar os fatores sociodemográficos e ocupacionais, através de formulário próprio. Nessa etapa os dados do estudo serão inseridos em bancos de dados e processados no do Software Statistical Package for the Social Sciences. A segunda etapa será qualitativa que terá por referencial teórico as TRS de Moscovici com posterior processamento e análise através do software IRAMUTEC por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). Por fim a terceira etapa se constitui na construção e validação de um podcast acerca das motivações potenciais para a evasão universitária na pós-graduação de Enfermagem, tendo como público-alvo a comunidade acadêmica em geral, utilizando-se dos dados da primeira e da segunda etapa.

Interno - 1552848 - ANA ROBERTA VILAROUCA DA SILVA
Externo à Instituição - FABIO DE SOUZA TERRA - UNIFAL-MG
Interno - 1905399 - FRANCISCA TEREZA DE GALIZA
Interno - 1842466 - FRANCISCO GILBERTO FERNANDES PEREIRA