Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANNA PERES DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANNA PERES DE SOUSA
DATA: 03/10/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de aulas do Programa de Pós-graduação em Odontologia
TÍTULO: Gel fluoretado neutro para controle da Cárie Precoce da Infância: ensaio controlado e randomizado
PALAVRAS-CHAVES: cárie dentária, fluoretos, dente decíduo, educação em saúde, odontopediatria, ensaios randomizados controlados.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

Apesar do declínio nos índices de cárie dentária, a Cárie Precoce da Infância (ECC) tem aumentado em alguns países. Quando se manifesta em menores de três anos tem uma evolução rápida e seu tratamento demanda alto custo. Portanto faz-se necessário buscar métodos de prevenção e controle acessíveis a populações vulneráveis. Objetivo: Avaliar a eficácia clínica do gel fluoretado neutro para o controle da Cárie Precoce da Infância. Métodos: Será realizado ensaio controlado, randomizado para comparar duas estratégias de controle da ECC: aplicação tópica de gel fluoretado e verniz fluoretado com aplicações quadrimestrais, associadas à orientação de higiene bucal direcionada aos pais ou responsáveis durante três anos. O projeto será registrado no ClinicalTrials.gov e obedecerá o protocolo Consort Statement. Os participantes da pesquisa serão crianças, de ambos os sexos, menores de quatro anos, frequentadores de creches públicas de Teresina, Piauí.  O cálculo amostral foi realizado no programa OpenEpi versão 3.01, e resultou em amostra de 95 crianças por grupo, que foi acrescida em 20% para compensar possíveis perdas, resultando em amostra final de 228 crianças, divididas em dois grupos (114 por grupo).  As crianças serão alocadas nos grupos de forma aleatória, e todos os pais de ambos receberão orientação sobre higiene bucal anualmente. No Grupo 1 as crianças receberão aplicação quadrimestral de verniz fluoretado e no Grupo 2 de gel fluoretado neutro. Após cada ano as crianças serão reavaliadas com relação à incidência de cárie pelos índices ICDAS e ceod/ceos por outra examinadora que desconhecerá a que grupo a criança pertence. Os dados serão analisados usando o software SPSS® versão 20.0. Os testes qui quadrado de Pearson ou Exato de Fisher serão utilizados para avaliar a diferença na proporção de crianças com novas lesões de cárie dentária nos grupos controle e teste.  Para as variáveis quantitativas serão realizados os testes de tendência de normalidade e após serão selecionados os testes de associação, correlação, de regressão simples e múltipla adequados. O nível de significância será fixado em 5%.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LUCIELMA SALMITO SOARES PINTO - UESPI
Externo à Instituição - MANUEL RESTREPO RESTREPO - CES
Presidente - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Interno - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Notícia cadastrada em: 02/10/2018 20:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 20/10/2018 03:29