Banca de QUALIFICAÇÃO: JACQUELINE SOUSA PAES LANDIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE SOUSA PAES LANDIM
DATA: 18/02/2019
LOCAL: Auditório II da pós-graduação-Universidade Federal do Piauí- UFPI/CPCE - Bom Jesus, Piauí
TÍTULO: TEOR NATURAL E VALORES DE REFERÊNCIA DE QUALIDADE DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM SOLOS DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Lantanídeos, qualidade do solo, geostatística
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo

Os elementos terras raras (ETRs) são representados por 15 elementos da família dos lantanídeos, que têm grande importância econômica na indústria de alta tecnologia, bem como na agricultura. O crescente uso de ETRs é uma preocupação ambiental quanto ao enriquecimento no solo, causando posteriormente impactos na saúde humana. Nesse sentido, a determinação dos teores naturais e, posteriormente, os Valores de Referência de Qualidade (VRQs), têm como principal função identificar e monitorar áreas possivelmente contaminadas, visando proteger a saúde humana e o meio ambiente. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo: i) Determinar os teores naturais de ETRs em solos do Piauí; ii) Estabelecer os VRQs desses elementos e iii) Elaborar mapas de distribuição espacial das concentrações de ETRs em solos do Piauí. Foram escolhidos locais com mínima influência antrópica para coleta de solo. As amostras 263 amostras compostas de solos coletadas representam toda a diversidade pedológica e geológica da região. As concentrações de ETRs foram determinadas por espectroscopia de emissão óptica com plasma acoplado indutivamente (ICP-OES). A concentração média de ETRs seguiu a ordem: Ce >La > Nd > Pr > Sm > Dy > Gd > Er > Yb > Eu > Tb > Lu. Os VRQs seguiram a ordem (mg kg-1) e Ce (17,49) > La (7,58) > Nd (6,33) > Pr (2,36) > Sm (1,27) > Dy (0,66) > Gd (0,41) > Er (0,29) > Yb (0,24) > Eu (0,21) > Tb (0,15) > Lu (0,09) e Ce (30,31) > La (13,42) > Nd (11,40) > Pr (3,85) > Sm (2,21) > Dy (1,42) > Gd (0,88) > Er (0,54) > Yb (0,42) > Eu (0,38) >Tb (0,29) >Lu (0,15), percentil 75 e 90, respectivamente. Os ETRs obtiveram correlação significativa positiva com os atributos do solo: pH, soma de bases, CTC, V%, e fração silte. A concentração média de ETRs nos solos do Piauí foram maiores do que as encontradas em outros estados brasileiros, destacando a importância de se estabelecer os VRQs para cada estado do Brasil. A correlação significativa positiva dos ETRs com os atributos do solo, confirma a influência destes na distribuição e concentração dos ETRs. O tamanho das partículas do solo influenciou no conteúdo total de ETRs nos solos piauienses.

Interno - 2100352 - CACIO LUIZ BOECHAT
Externo à Instituição - RICARDO ALVES DE OLINDA - UEPB
Presidente - 2232167 - YURI JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 11/02/2019 16:17