• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: TATIANA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DOS SANTOS SILVA
DATA: 18/02/2021
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCA - Campus Professora Cinobelina Elvas
TÍTULO: APLICAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO NO MAPEAMENTO DE ELEMENTOS TERRAS RARAS EM SOLOS DO PIAUÍ
PALAVRAS-CHAVES: Quimiometria, Qualidade do solo, NIR, Grandes territórios.
PÁGINAS: 72
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Ciência do Solo
ESPECIALIDADE: Manejo e Conservação do Solo
RESUMO:

O estado do Piauí é um dos maiores produtores de commodities agrícolas da região Nordeste do Brasil. O crescimento da produção de grãos é estimulado pelo manejo de fertilizantes que contém elementos terras raras (ETRs) na sua composição. Diante dos riscos ambientais e para a saúde, as concentrações de ETRs em solos devem ser monitoradas. Técnicas tradicionais empregadas na determinação de ETRs são onerosas, demoradas e requerem intensa preparação das amostras. Diante disso, o objetivo deste estudo foi empregar a espectroscopia de reflectância de infravermelho próximo (NIR) na determinação do conteúdo de ETRs em solos e investigar a contribuição desse método para o mapeamento de ETRs no estado do Piauí. Foram coletadas 243 amostras compostas de solos em áreas sob nenhuma ou mínima influência antrópica. Os ETRs foram quantificados por espectroscopia atômica óptica por plasma indutivamente acoplado (ICP-OES). Os espectros foram obtidos na faixa do infravermelho próximo (NIR: 1000 a 2500 nm). O modelo regressão parcial de mínimos quadrados (PLSR) foi selecionado para calibrar os espectros e o conteúdo medido por ICP-OES. O filtro de variação normal padrão (SNV) foi aplicado no pré-tratamento dos espectros.  O desempenho do modelo foi avaliado por meio dos seguintes indicadores estatísticos: coeficiente de determinação ajustado (R2), raiz quadrada do erro médio quadrático (RMSE) e desvio residual da predição (RPD). O La, Pr e Nd foram preditos com sucesso. O modelo PLSR apresentou predição confiável para o Ce, Sm, Gd, ƩETRLs, ƩETRPs e para os ƩETRs. As concentrações estimadas por espectroscopia de reflectância difusa no NIR foram utilizadas na distribuição espacial. A espectroscopia no NIR possibilitou o mapeamento das concentrações de ETRs no estado do Piauí, tarefa importante para o monitoramento e gestão da qualidade dos solos.  Os resultados indicam que o NIR é uma ferramenta rápida para determinar ETRs no solo e possibilita o mapeamento das concentrações de ETRs em grandes territórios em menor tempo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2232167 - YURI JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA
Interno - 1081793 - RONNY SOBREIRA BARBOSA
Interno - 2100352 - CACIO LUIZ BOECHAT
Externo à Instituição - TALES TIECHER - UFRGS
Externo à Instituição - YGOR JACQUES AGRA BEZERRA DA SILVA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 08/02/2021 13:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 08/08/2022 13:19