Notícias

Banca de DEFESA: JUCIÊ XAVIER DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIÊ XAVIER DA SILVA
DATA: 14/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual (https://meet.google.com/tta-wosb-qap)
TÍTULO: Avaliação de plataformas low code e no code como estratégia para aumento da produtividade no desenvolvimento de software
PALAVRAS-CHAVES: low code, no code, desenvolvimento de software
PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO:

Desde o início da era digital, a indústria de software tem enfrentado uma crescente e constante demanda por soluções tecnológicas sofisticadas. Esta demanda acelerada tem intensificado a busca por aprimoramentos na produtividade e eficiência do desenvolvimento. Ao longo dos anos, diversas estratégias e inovações têm sido propostas, desde a adoção da programação orientada a objetos até a implementação de Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDEs) e a incorporação de metodologias ágeis. Entre as propostas mais recentes e potencialmente transformadoras, destacam-se as plataformas de desenvolvimento low-code e no-code.
Diante deste cenário, o presente estudo se debruça sobre uma análise dessas plataformas emergentes, enfocando, sobretudo, nas alegações de melhoria substancial na produtividade. Para esse estudo, adoutou-se uma metodologia dividida em duas etapas. A primeira etapa consistiu em uma revisão de literatura multivocal, que engloba tanto fontes acadêmicas tradicionais, a literatura branca, quanto fontes informais e contemporâneas, a literatura cinza. Buscou-se, com isso, extrair o máximo de informações sobre os benefícios e desafios dessas plataformas, enriquecendo os achados literários. Na segunda etapa, analisou-se na prática os achados da revisão literária, realizando um estudo de caso empírico, através do desenvolvimento de um protótipo, que promove a coleta seletiva de lixo, constituído de três perfis (Coletor, Produtor e Reciclador), e desenvolvido utilizando as plataformas OutSystems e Bubble. Objetivou-se correlacionar teoria e prática e proporcionar uma análise abrangente.
Como resultados do estudo, foi possível observar uma série de vantagens e desafios associados ao uso dessas plataformas. Entre as vantagens, destacam-se a abstração de código, a automatização de tarefas repetitivas, a reutilização de componentes e a simplificação da colaboração entre os membros da equipe de desenvolvimento. Também foram identificados desafios, como a dependência de plataforma, requisitos de conhecimento técnico, funcionalidades limitadas e preocupações com segurança de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1744590 - GUILHERME AMARAL AVELINO
Interno - 2167802 - PEDRO DE ALCANTARA DOS SANTOS NETO
Interno - 1226761 - RAIMUNDO SANTOS MOURA
Externo à Instituição - DAVI VIANA DOS SANTOS - UFMA
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 18:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 18/06/2024 00:47