Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDOKENY RODRIGUES DE SOUSA MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDOKENY RODRIGUES DE SOUSA MOURA
DATA: 25/10/2019
HORA: 14:00
LOCAL: AUDITÓRIO CENTRO DE TECNOLOGIA
TÍTULO: Transcrição de Instrumentos de Percussão e Criação Automática de Arquivo Multipista
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem de máquinas. Reconhecimento de padrões. Processamento de sinais. Filtros digitais. Parametrização de áudio.
PÁGINAS: 91
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

 A edição musical é normalmente limitada quando instrumentos musicais estão juntos em um único canal de áudio. Desta forma, é interessante identificar sons misturados e separá-los em seus respectivos canais. Esta dissertação propõe a automatização deste processo, mais precisamente, procura trabalhar com instrumentos de percussão, isolando-os em canais distintos sem a necessidade de um músico ou produtor musical para tal tarefa. Para isso três abordagens são utilizadas: a primeira proposta utiliza filtros digitais enquanto a segunda e a terceira envolvem os conceitos de aprendizagem de máquinas através da parametrização de trechos do áudio de maneira supervisionada e não supervisionada, respectivamente. Além de reconhecer a existência de determinado instrumento no áudio misturado, o presente trabalho identifica os instantes em que o som de tal instrumento ocorre, logo sendo possível tanto a criação de canais distintos como também a escolha de instrumentos substitutos (samples).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1785470 - JOSE MARIA PIRES DE MENEZES JUNIOR
Interno - 1644191 - JOSE MEDEIROS DE ARAUJO JUNIOR
Interno - 1544138 - LUIS GUSTAVO MOTA SOUZA
Notícia cadastrada em: 17/10/2019 14:53
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb07.ufpi.br.instancia1 27/11/2022 15:14