Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO CÉSAR DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULO CÉSAR DA SILVA JÚNIOR
DATA: 13/12/2022
LOCAL: Plataforma Google meet
TÍTULO: Desenvolvimento de Ações Técnico-Educativas para uso e aplicação da energia solar fotovoltaica na educação básica: Projeto Escolas Solares no Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Energia Solar Fotovoltaica, Monitoramento, Avaliação técnica-economica
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica

Este trabalho busca realizar uma avaliação técnico-econômica de um sistema fotovoltaico conectado á rede (SFCR) que permite o monitoramento online dos inversores, instalado na escola municipal do povoado contentamento, localizada na zona rural da cidade de Oeiras-PI. Os resultados demonstram que o sistema possui viabilidade técnica, pois apresentou bom desempenho nos seus 12 meses analisados, fornecendo a energia para qual foi dimensionado e abatendo parte da conta da energia da escola. O sistema em estudo apresentou também viabilidade econômica, com a previsão de recuperação do investimento em 5 anos. Além de ser um projeto com consciência ambiental que estimula a instalação de fontes renováveis de energia, proporcionando assim a diminuição das emissões de CO2 na atmosfera, o projeto de extensão Escolas Solares no Piau busca desenvolver a temática da sustentabilidade através das instalações, permitindo o desenvolvimento técnico e teórico dos estudantes, dos professores e da comunidade escolar em geral.

Presidente - 1760027 - MARCOS ANTONIO TAVARES LIRA
Interno - 2020229 - FABIOLA MARIA ALEXANDRE LINARD
Externo à Instituição - FEDERICO BERNARDINO MORANTE TRIGOSO - UFABC
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 12:32