A educação no mundo e a brasileira vêm sofrendo novas intervenções nestes mais recentes dez anos no tocante à presença e implementação de tecnologias na educação. Neste sentido, de acordo com o Guia de Tecnologias Educacionais, desenvolvido pelo MEC, surge no contexto educacional à inserção de robótica como uma ferramenta para o ensino, diante disso, torna-se preciso atentar para as representações que os professores, indivíduos inseridos em sala de aula e em sociedade, possuem dessa ferramenta educacional. Portanto, esta dissertação tem como objetivo geral analisar e comparar as representações sociais da robótica educacional entre os professores de duas escolas da rede de ensino privada, que possui a robótica educacional e outra escola que não a possui a robótica educacional em seu contexto escolar, apreendendo a estrutura prototípica dessas representações e verificando como são construídas as representações sociais dos professores sobre a aprendizagem, as novas tecnologias e a robótica educacional no uso ou não uso da robótica em seu contexto, analisando se há diferenças nos elementos constitutivos e nucleares dessas representações e se há diferenças entre as representações sociais sobre a robótica educacional entre os professores que possuem a robótica em seu contexto e os que não a possuem. Como recurso teórico-metodológico será utilizada a Teoria das Representações Sociais proposta por Moscovici em 1961. Participarão da pesquisa 40 professores da rede de ensino privada da cidade de Parnaíba, 20 que possuem a robótica educacional em seu contexto e 20 que não possuem a robótica, como critérios de inclusão para participação, os professores deverão ter pelo menos 6 meses de experiência em docência, serem professores do ensino fundamental e o participante que estiver em um grupo não poderá fazer parte do outro grupo pesquisado. Para o levantamento de dados, será utilizado o teste de associação livre de palavras, entrevista semiestrutura e o questionário sociodemográfico contendo perguntas sobre as informações, conteúdos e os meios de comunicação os quais os participantes obtiveram acesso à robótica educacional. Como auxílio para análise de dados, será utilizada a análise de redes semânticas e análise de conteúdo temática de Bardin. Como resultados espera-se verificar de que forma as representações sociais, saberes construídos, compartilhados e veiculados socialmente, sobre a robótica educacional se estabelecem em ambos os grupos e como eles a representam em sua prática docente cotidiana além de estabelecer relações dessas construções sociais com a sua prática em sala de aula.