Esta pesquisa teve como objetivo a elaboração da Escala de Vitimização de Bullying (EVB) e a exploração de evidências iniciais de validade e precisão. Dois estudos foram conduzidos. No Estudo 1 participaram 223 estudantes de escolas públicas de Luís Correia-PI com idade média 12,76 anos que responderam a EVB preliminar com 30 itens. Com análise fatorial exploratória categórica (AFEC) usando os métodos Análise Paralela e Hull, a unidimensionalidade foi indicada para as dimensões: Bullying físico, Bullying verbal, Bullying relacional e Cyberbullying. Com a TRI, usando o modelo de resposta graduada, foram selecionados os 4 itens mais informativos de cada dimensão para compor a EVB com 16 itens. No Estudo 2 participaram 345 estudantes (idade M = 11,13). Por meio de Análise Fatorial Confirmatória Categórica (AFCC) comprovou-se a existência da estrutura tetrafatorial com bons indicadores de ajuste [CFI = 0,98, TLI = 0,98, RMSEA (IC90%) = 0,032 (0,015 – 0,045)] com alfa de Cronbach de 0,92 e ômega de McDonald de 0,65. Portanto, a EVB reúne evidências favoráveis de validade e consistência interna, podendo ser usada por pesquisadores e profissionais interessados na temática.