O bullying consiste numa forma de agressão intencional (física, verbal ou psicológica) e
repetitiva sobre um indivíduo, marcada por um desequilíbrio de poder ou força entre vítima e
agressor e pela incapacidade de defesa por parte da vítima. No Brasil existem medidas nacionais
ou adaptadas que mensuram o bullying, mas nenhuma avalia, de forma global (agressores e
vítimas) na perspectiva multidimensional, com 4 dimensões ou formas de manifestações
(Bullying verbal, físico, relacional e cyberbullying). Neste sentido, esta proposta busca contribuir
sanando esta lacuna, já que possui como principal objetivo elaborar, reunindo evidências
psicométricas, a Escala Global de Bullying – Agressor e Vítima (EGB - AV). Para alcançar os
objetivos propostos foram planejados três estudos independentes. O Estudo 1 pretende elaborar a
versão preliminar da EGB-AV e explorar seus parâmetros psicométricos, contando-se com uma
amostra de 250 estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Piauí que além da versão
inicial da EGB-AV responderão questões sociodemográficas. As coletas serão realizadas após as
autorizações legais necessárias em salas de aula, de forma individual. Os dados serão analisados
através do IBM SPSS e Factor. O Estudo 2 almeja confirmar a estrutura encontrada no Estudo 1 e
reduzir, via TRI, a medida foco da proposta, dispondo de uma amostra aproximada de 300
estudantes das redes pública e privada do Estado do Piauí que responderão a Versão da EGB –
AV, validada no estudo anterior, e questões demográficas. Os procedimentos serão os mesmos do
Estudo 1 e os dados serão tratados através do Software R e pacotes Lavaan, Psych e Mirt. Por
fim, o Estudo 3 objetiva avaliar invariância grupal da medida em função do sexo dos
participantes, tipo de escola (pública e privada) e ainda do estado de origem (Piauí, Maranhão e
Ceará), além de verificar evidências de validade convergente e preditiva. A amostra, nesse caso,
será estimada em 450 participantes, equitativamente distribuídos por estado de origem e sexo. Os
participantes preencherão a versão final da EGB-AV e instrumentos que medem bullying,
depressão, valores humanos, engajamento escolar e autoestima. Seguirão os mesmos
procedimentos e a análise dos dados será feita através do Software R e dos pacotes semTools e
Lavaan. Espera-se que ao executar o projeto proposto, conte-se com uma medida curta e
abrangente, que possa ser utilizada para pesquisar antecedentes e consequentes das diversas
formas de manifestações do bullying a fim de propor estratégias de enfrentamento desse
fenômeno tão complexo.