O trabalho constitui-se em um campo de caráter polissêmico que sofre constantes impactos pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, acarretando reflexos também nas estruturas das organizações de trabalho. Neste sentido, as trajetórias de carreira e aprendizagem no trabalho também sofreram transformações e diante do cenário de crescente desenvolvimento tecnológico caracterizado hoje pela iminência da indústria 4.0, destaca-se o setor de Tecnologia da Informação que assume importante papel em todas as profissões, beneficiando diversos setores da economia. Diante desta realidade, a presente pesquisa tem como objetivo geral o de investigar o processo de construção dos modelos de carreira adotados por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na atualidade e identificar quais as estratégias de aprendizagem envolvidas neste processo. Como objetivos específicos busca-se identificar os modelos de carreira, as estratégias e as práticas de aprendizagem, bem como compreender a interação entre processos formais e informais de aprendizagem ao longo do desenvolvimento da carreira dos profissionais deste setor. O estudo será realizado com profissionais de TI que trabalhem em empresas das cidades de Teresina e Parnaíba; a coleta de dados será realizada através do questionário sócio demográfico – para a caracterização dos entrevistados; do Teste de Associação Livre de Palavras – TALP; e de um roteiro de entrevista no formato semiestruturado e estruturado, construídos a partir dos temas abordados. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo segundo Bardin, a qual se organizará em três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. |