O trabalho constitui-se em um campo de caráter polissêmico que sofre constantes impactos pelas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais, acarretando reflexos também nas estruturas das organizações de trabalho. Neste sentido, as trajetórias de carreira e aprendizagem no trabalho também sofreram transformações e diante do cenário de crescente desenvolvimento tecnológico caracterizado hoje pela iminência da indústria 4.0, destaca-se o setor de Tecnologia da Informação que assume importante papel em todas as profissões, beneficiando diversos setores da economia. Diante desta realidade, a presente pesquisa teve como objetivo geral o de investigar o processo de construção dos modelos de carreira adotados por profissionais de Tecnologia da Informação (TI) na atualidade e identificar quais as estratégias de aprendizagem envolvidas neste processo. Como objetivos específicos buscou-se identificar os modelos de carreira, as estratégias e as práticas de aprendizagem, bem como compreender a interação entre processos formais e informais de aprendizagem ao longo do desenvolvimento da carreira dos profissionais deste setor. O estudo foi realizado com profissionais de TI que trabalham em empresas das cidades de Teresina e Parnaíba; a coleta de dados foi realizada através do questionário sócio demográfico, para a caracterização dos entrevistados; do Teste de Associação Livre de Palavras – TALP; e de um roteiro de entrevista no formato semiestruturado e estruturado, construídos a partir dos temas abordados. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin e de forma geral os resultados demonstraram que o processo de desenvolvimento de carreira e aprendizagem dos profissionais de TI é pautado na dinâmica da própria área de atuação e guiados pela necessidade de atualização, sendo observadas características marcantes dos modelos portifólio e craftcareer; quanto ao processo de aprendizagem, foi observado a maior frequência da aprendizagem informal e uso da estratégia comportamental de aplicação prática.