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Banca de QUALIFICAÇÃO: GLEYDE RAIANE DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLEYDE RAIANE DE ARAUJO
DATA: 20/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online/Remoto - Google Meet
TÍTULO: DEPRESSÃO COMO CONSEQUENTE DO BULLYING EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O PAPEL MODERADOR DOS VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Medida, Bullying, Valores Sociais, Depressão.
PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

O bullying que se caracteriza por ser um tipo de comportamento violento realizado com o objetivo de intimidar, humilhar e provocar algum dano ao outro. A depressão é uma das variáveis mais associadas como consequência do envolvimento com bullying. No entanto, alguns aspectos como apoio social e os valores sociais são relatados na literatura como fatores de proteção. Diante desses aspectos chega-se a seguinte questão problema: os valores humanos assumem uma função protetora em crianças e adolescentes envolvidos em episódios de bullying no desenvolvimento de depressão? Nesse sentido para alcançar os objetivos propostos serão realizados três estudos. O estudo 1, teve como objetivo compreender a relação entre perpetração de bullying e depressão em crianças e adolescentes. Para isso foi realizado uma revisão de escopo, seguindo os critérios PRISMA. A análise dos estudo revelou que perpetração de bullying e depressão se associam de diferentes maneiras: preditiva e correlacional. O estudo 2 teve como objetivo elaborar e validar a Escala Global de Bullying – Agressor e Vítima ( EGB – AV). Foram realizadas análises de Análise Fatorial Exploratória (AFE), Análise Fatorial Confirmatória (AFC), TRI (especificamente o Modelo de Resposta Graduada) e Análise Fatorial Confirmatória Multigrupo (para sexo e tipo de escola; AFCMG) com os softwares Factor, R e SPSS. Os índices da medida se mostraram psicometricamente adequados e os achados foram discutidos a partir da literatura.  No estudo 3, o objetivo foi verificar o papel moderador dos valores sociais (interativos e normativos) na relação entre bullying e depressão em crianças e adolescentes. Com o SPSS foram realizadas análises descritivas para caracterização da amostra. Com o Process foi executada a análise de moderação, em que foi possível identificar que valores interativos mediaram a relação entre perpetração de bullying e depressão.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Interno - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Externo à Instituição - WALBERTO SILVA DOS SANTOS - UFC
Notícia cadastrada em: 01/03/2023 07:11
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