Notícias

Banca de DEFESA: DÉBORA CRISTIANE PORTO DE GÓIS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DÉBORA CRISTIANE PORTO DE GÓIS RIBEIRO
DATA: 08/05/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Psicogeronto
TÍTULO: Representações sociais da Psicoterapia e Qualidade de vida: um estudo comparativo entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e que não fazem no contexto da pandemia da Covid-19.
PALAVRAS-CHAVES: Psicoterapia, velhice, idosos, representações sociais, COVID-19
PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

A presente pesquisa, dentro de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, direcionou seu interesse à psicoterapia com pessoas idosas, tendo como objetivo geral apreender e comparar as representações sociais sobre psicoterapia na velhice, qualidade de vida e pandemia da Covid-19 entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e aquelas que não fazem. Como objetivos específicos: Analisar as representações sociais da Pandemia da Covid-19 entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e aquelas que não fazem; comparar as representações sociais da psicoterapia na velhice, de pessoas idosas que fazem e aquelas que não fazem psicoterapia; compreender as representações sociais da qualidade de vida na velhice entre pessoas idosas que fazem psicoterapia e aquelas não fazem; elaborar uma cartilha informativa sobre psicoterapia para pessoas idosas. Utilizou-se como base a teoria das Representações Sociais e como instrumentos de coleta de dados o questionário sociodemográfico, o Teste de associação livre de palavras-TALP e a entrevista semiestruturada. Os resultados foram analisados pelo Software SPSS, o TALP e a entrevista foram analisados pela Classificação Hierárquica Descendente no IRAMUTEQ. Os resultados apontaram que a pandemia da Covid-19 foi um evento negativo que trouxe vários prejuízos para o campo emocional e psicológico de pessoas idosas conforme as representações sociais tanto dos idosos que fazem psicoterapia, quanto daqueles que não fazem. A psicoterapia ainda é pouco conhecida e utilizada pelos idosos, que trazem suas representações sociais permeadas por preconceitos e pela falta de informações. Idosos que fazem psicoterapia carregam em suas representações sociais condutas positivas frente as dificuldades enfrentadas na pandemia da Covid -19 e apresentaram uma melhor avaliação da sua qualidade de vida, mesmo em situações adversas, em que psicoterapia atua como um suporte para tolerar situações de crise e gerar bem-estar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1551072 - LUDGLEYDSON FERNANDES DE ARAUJO
Externo à Instituição - NARA MARIA FORTE DIOGO ROCHA - UFC
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 09:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 20/04/2024 14:53