Banca de DEFESA: MARCONY SANTANA MÁXIMO

DISCENTE: MARCONY SANTANA MÁXIMO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE EDUCACIONAL DE ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO PARA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DE GERENCIAMENTO DE ROTINAS DE ESTUDO PESSOAL E GESTÃO DE TEMPO
PALAVRAS-CHAVES: Métodos de Estudo. Covid-19. Ensino a Distância. Educação. Plataforma Web.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Devido ao isolamento social, professores e alunos tiveram que se adaptar a uma nova realidade, na qual as atividades educacionais foram aplicadas a distância. Este trabalho foi realizado durante a pandemia causada pela Covid-19, doença que obrigou quase todos os países a suspenderem as aulas presenciais, desde meados de março de 2020. Com isso, houve a necessidade ainda maior de uso das ferramentas computacionais para que as atividades escolares pudessem ser executadas. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo principal o desenvolvimento de uma ferramenta computacional em formato de plataforma web para aplicação de métodos de estudo pessoal e gestão de tempo que auxilie os profissionais de educação a orientar e a criar rotinas de estudos para os discentes, mesmo à distância, promovendo também uma modernização no atendimento pedagógico. Tendo como metodologia um estudo de forma aplicada, com apresentação dos resultados de forma quantitativa através de um estudo de caso a partir de dados coletados sobre as problemáticas de orientação e atendimento dos alunos no momento de suspensão das aulas, com informações fornecidas por profissionais que trabalham na área de educação, como Professores, Pedagogos e Psicólogos. Por meio de uma pesquisa inicial, realizada com mais de 80 destes profissionais, notou-se que existe uma carência a ser preenchida sobre o tema, pois a maioria dos entrevistados mostrou conhecer os principais métodos de controle de estudo pessoal e gestão de tempo, porém os mesmos afirmam não possuírem conhecimentos sobre os sistemas computacionais disponíveis, além do fato de que as ferramentas mais conhecidas entre os participantes não atendem as principais necessidades apontadas pela consulta. Com isso, foi comprovada a viabilidade do projeto e assim desenvolvido o produto computacional My Study Routines, plataforma web que aplica três dos métodos de estudo pessoal e gestão de tempo existentes: Pomodoro, Don´t Break The Chain e Rastreamento de Hábitos. Após a realização das fases de testes e validação, foi possível comprovar a eficácia e a eficiência do aplicativo My Study Routine, como ferramenta computacional de apoio educacional, uma vez que 56,6% dos usuários da plataforma apontaram que o sistema foi “Extremamente Útil” e 22,4% afirmaram que o aplicativo foi “Muito Útil”, contribuindo assim para uma modernização nas atividades de atendimento pedagógico e orientação educacional a distância. Dos alunos consultados, 78,6% afirmaram que a ferramenta teve uma contribuição significativa na melhora do desempenho acadêmico.

Presidente - 578.212.243-91 - CARLOS GIOVANNI NUNES DE CARVALHO - UESPI
Externo à Instituição - FRANCIERIC ALVES DE ARAUJO - IFPI
Interno - 848.112.423-00 - MARCUS VINÍCIUS DANTAS LINHARES - IFPI
Interno - 279.609.728-50 - THIAGO CARVALHO DE SOUSA - IFPI