Dadas as experiências anteriores de inclusão do ensino de computação na educação básica no Brasil, considerando adversidades como a falta de equipamentos tecnológicos e formação dos docentes, enfrentamos um novo desafio de implantar o ensino de computação de acordo com as diretrizes educacionais brasileiras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Não obstante, testemunhamos a introdução prática de um novo paradigma, o Pensamento Computacional (PC), que pode auxiliar na resolução de diversos problemas em muitas áreas do conhecimento através de seus conceitos: abstração, decomposição e pensamento algorítmico. Esse conceito ajuda a potencializar a interdisciplinaridade. Diante do exposto, este trabalho versa sobre o desenvolvimento de uma plataforma web para o ensino de pensamento computacional na educação básica, com foco nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). Trata-se de uma pesquisa de natureza tecnológica, de caráter exploratório e experimental, com abordagem quantitativa. O itinerário metodológico adotado compreendeu uma revisão bibliográfica para o desenvolvimento do referencial teórico e do artigo, além de uma busca por inovações tecnológicas e a aplicação da metodologia ágil Scrum no processo de desenvolvimento da plataforma. Os resultados obtidos neste trabalho culminaram na criação da plataforma PCEB, que buscou oferecer uma resposta concreta à necessidade de disponibilizar recursos tecnológicos adequados às necessidades dos docentes. Entre as funcionalidades essenciais da plataforma estão a elaboração de planejamento de aulas e atividades em conformidade com a BNCC, a disponibilização de recursos educacionais interativos e o suporte à avaliação do desempenho estudantil. Desta forma, buscou-se contribuir com a difusão e otimização do ensino do pensamento computacional na educação básica brasileira, visto que a iniciativa responde à demanda por soluções tecnológicas eficientes e de fácil uso pelos professores, mesmo aqueles que não possuem formação específica para integrar o PC em sua prática pedagógica, conforme destacado nas políticas educacionais brasileiras e na literatura pertinente.